Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Boa noite!


Em 16 de junho de 1961, a nova estrela da dança Rudolf Nureyev lança-se (literalmente) para o ocidente e para a liberdade. 
Em maio de 1961, o ballet Kirov de Leninegrado prepara-se para uma viagem ao ocidente. Em Paris, o bailarino de 23 anos foge de noite do seu hotel, altamente policiado pelo KGB, na companhia do coreógrafo Pierre Lacotte e de Clara Saint, então noiva de um filho de André Malraux, para passear por Paris. Alertados por Vitali Strichevsky, os soviéticos resolvem que Nureyev não acompanhará a companhia a Londres e regressará à URSS. Alguns dias mais tarde, no aeroporto de Bourget, enquanto os seus companheiros vão para Londres, Nureyev é informado que não os acompanhará. O bailarino realiza então um salto espetacular para chegar à polícia francesa a quem pede asilo político.
Um documentário muito interessante (para mim, apaixonante) que vi no dia 10 no ARTE e que passa novamente esta madrugada no mesmo canal, às 4h55 (3h55 em Portugal).

4 comentários:

Jad disse...

Um grande bailarino que nunca cheguei a ver ao vivo!

bea disse...

Gosto de o ver dançar.

MR disse...

Eu tive sorte e vi-o. Fiquei fascinada até hoje. :)
Bom dia para os dois.

Miss Tolstoi disse...

Vi o documentário e gostei. Não sabia que tinha sido com um salto à Nureyev que ele tinha conseguido chegar junto da polícia francesa. Os saltos que nos maravilham foram-lhe úteis. :)