Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 30 de março de 2018

Calços de Macedo de Cavaleiros


O período da Páscoa acontece, habitualmente, quando a primavera se está a instalar, os primeiros dias completos com Sol, frutas e legumes novos e a Quaresma a terminar. O domingo de Páscoa é também uma primavera! Termina o tempo do jejum e abstinência, cada vez menos praticado, e ao Sol junta-se a alegria de um tempo novo. Por isso, as mesas da Páscoa estão cheias de ovos no receituário especial. Antigamente havia doces que apenas se fariam nesta época. Felizmente hoje em dia é fácil encontrar esse património que não se perdeu. Perdeu-se, possivelmente, a expectativa de os encontrar quando se ia à terra! E em cada festa!
O “calço” é um doce que habitualmente se fazia no período pascal. Também se faz para a festa de Santa Bárbara. Agora encontramos durante todo o ano e Macedo de Cavaleiros, local onde a tradição nos diz que terá nascido, tem vários estabelecimentos que o vende. Para mim é mais um exemplo da imaginação popular de na Páscoa se fazerem pães doces com base numa massa de pão que é enriquecida com ovos e açúcar. Nesta linha de produtos nascidos com o mesmo propósito de celebrar a Páscoa podemos citar os “dormidos” de Bragança, a “bola doce mirandesa”, a “bola doce” de Carrazeda de Ansiães, o “bolo-podre de Santa Maria” de Valpaços e muitos mais. Se quisermos atravessar o Atlântico também encontramos um pão especial do Ceará para o período da Páscoa que é o “pão de coco”, neste caso enriquecido com um produto local que é o coco.


Não se sabe há quantos anos existe esta tradição. Não era hábito registar o que poderemos chamar de doçaria popular. Só tardiamente, finais do século XIX, encontramos relatos nos quais se confirma a presença desta doçaria. As receitas são ainda mais difíceis. Até hoje, muitos pensar que divulgar os segredos poderá significar uma perca! Quais são os ingredientes dos calços? Naturalmente farinha, ovos, azeite, fermento padeiro, ou massa mãe, e raspa ou sumo de laranja. Era possível também usar partes de mel em vez de açúcar, por vezes já se usa infusão de laranja e já vi introduzir água de cheiro – água de flor de laranjeira. Também se pode juntar água ou leite para garantir a consistência pretendida para a massa. Cada casa, ou cada família, tem no tempero o seu especial segredo. Há ainda quem junto um pouco de banha de porco, ou manteiga, reduzindo a quantidade de azeite. Depois de tudo bem amassado, vem o descanso da massa, para levedar, que poderá ser por toda a noite ou pelo menos sete a oito horas. Depois é tempo de sentir como a massa está macia e moldável. Com a prática retira-se um pouco de massa, não se pesa pois não é para calibrar, e molda-se em forma de ferradura. E é essa forma que lhe dá o nome de calço por lembrar as ferraduras que se colocam aos animais de casco e de carga. Por fim pincela-se com ovo batido e coloca-se açúcar polvilhando, e canela.

Fatias de calço torradas

O calço que veem nas fotos foi adquirido em Lisboa, Praça da Figueira, durante a feira do Folar Transmontano organizado pela Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro de Lisboa. Atacado gulosamente depois de chegar a casa deixei metade resguardado para comer mais tarde e permitir que começasse a secar. Tinha um objetivo: fazer torradas e cobrir com doce de fruta. Este meu pecado é também cumprido com bolo-rei, pão-de-ló, e outros bolos sem cremes ou coberturas. E sabe tão bem no inverno!!!

Fatias de calço torradas e com doce de fruta

Como se de pão se tratasse, continua o hábito de bênção direta da doceira que reza:
S. Vivente te acrescente / S. Mamede te levede / S. João te faça Pão
ou
S. Mamede que levede / Nossa Senhora da Conceição que te faça bom pão / Cresça o pão no forno, haja paz no mundo todo e na casa do dono. Cada um tem a sua fórmula de pedir o sucesso para os seus calços.

© Virgílio Nogueiro Gomes
http://www.virgiliogomes.com/index.php/cronicas/892-calcos

3 comentários:

Mª Luisa disse...

Boa Páscoa ...e com os bolos , melhor!
Tudo de bom!
Luisa

Margarida Elias disse...

Não conhecia! Boa Páscoa!

MR disse...

Boa Páscoa para as duas.