Prosimetron

Prosimetron

sábado, 31 de março de 2018

Japonismos impressionistas


A abertura comercial e diplomática do Japão em 1868 revelou aos artistas ocidentais uma estética radicalmente diferente daquela que lhes fora ensinada durante séculos.
A arte japonesa proporcionou um novo vocabulário plástico, que logo inspirou a criação artística na Europa e nos Estados Unidos.
A estética do Ukiyo-e baseava-se em códigos radicalmente diferentes dos que eram ensinados aos alunos da Escola de Belas Artes. A eficácia as suas imagens deveu-se à vivacidade das cores, à ausência de qualquer modelagem ou volume das formas tratadas em cores sólidas, bem como à originalidade das composições baseadas na assimetria. Além disso, como os impressionistas, os mestres da gravura só pretendiam celebrar a natureza e a vida contemporânea. Os pintores mais inovadores foram sensíveis ao refinamento de uma arte que respondia às suas aspirações, abrindo caminho para uma verdadeira revolução estética.
Desde a década de 1980, o japonismo tem sido tema de inúmeras exposições e o fenómeno tem-se mostrado tão vasto que pareceu ao Musée des Impressionismes de Giverny relevante evocar essas manifestações no plural, dado que preferem falar de impressionismos.
Esta exposição centra-se no impacto no trabalho da arte japonesa em pintores da geração impressionista e pós-impressionista, desde a década de 1870 até o início do século XX. Claude Monet, que foi um dos primeiros artistas franceses a interessar-se pela gravura japonesa, está no centro da exposição.
Bem gostava de ver esta exposição, visitar os jardins de Giverny e almoçar em Les Nymphéas. Seria uma bela véspera de Páscoa.


5 comentários:

Rui Luís Lima disse...

Votos de uma boa Páscoa!
Bom fim-de-semana!

bea disse...

...mas como não podemos...olhe, vamos cada um aos seus e que a Páscoa se passe em harmonia que já não será um mau estar para a época:).
Boa Páscoa

MR disse...

Agradeço e retribuo os votos de Boa Páscoa.

Isabel disse...

Desejo uma boa Páscoa à MR e a todos os Prosimetronistas que fazem este interessante blogue:)

MR disse...

Lá se passou. Foi boa.
Desejo-lhe uma boa semana.