Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 2 de março de 2018

Março celebra o teatro


No mês em que se comemora o Dia Mundial do Teatro (dia 27 de março), vale a pena recordar um dos espaços de maior longevidade no panorama cultural português: o Teatro Maria Vitória. Inaugurado a 1 de julho de 1922, poucos dias depois de ter nascido o Parque Mayer, este palco cheio de história, atravessou o século e soube adaptar-se aos novos tempos sem nunca ter deixado morrer a revista.
O nome foi escolhido em homenagem a uma fadista-atriz espanhola a viver em Portugal e que morreu poucos anos antes da inauguração do teatro. A partir de amanhã e durante os próximos dias, a fachada do Maria Vitória vai ser a 2ª vinheta do mês.

3 comentários:

M,Franco disse...

Já tinha reparado na vinheta com a imagem de
Amélia Rey Colaço que faria hoje anos. Aprecio
que o Teatro seja recordado, pois o nosso país
foi, e é pródigo em grandes actores. Agradeço
esta sua evocação. Boa noite.

MR disse...

O teatro parece-me uma escolha diferente (e boa) para as vinhetas de março.
Gostei desta foto do Maria Vitória.
Bom mês de março para todos (o que significa com alguma chuva).

bea disse...

Parabéns pela lembrança. O teatro merece e agradeço por ele:). Julgo que o verdadeiro actor prefira a proximidade do teatro a formas de actuação como cinema, telenovela, e etc. Admiro esse mundo de faz de conta. Os actores criam quotidianos que nos distraem do nosso e, tanta vez, apresentam novos pontos de vista. Como outras formas de arte, teatro pode ser esclarecimento e aprendizagem. Além de óbvio prazer. Ora não existe assim tanta educação prazeirosa. É pena que seja quase esquecido pelo público português e pelos governos que vão passando.
Tenha um dia bom.