Prosimetron

Prosimetron

sábado, 9 de março de 2019

Do sonho à luz


Com as conquistas napoleónicas, os pintores fascinados pelo Oriente resolvem viajar até lá. O alvorecer da era industrial motiva o gosto pelo Oriente e o Orientalismo, gosto que vai atravessar todo o século XIX europeu. As próprias vanguardas artísticas do início do século XX alimentam-se dessas novas experiências e inventam uma nova arte, quase abstrata, muito influenciada pelo Oriente.
Esta exposição, que o museu Marmottan-Monet apresenta até 21 de julho, está organizada em dois núcleos distintos: a figura humana e a paisagem.

Émile Bernard - Abyssine en robe de soie
Vallotton - O banho turco
Kandinsky - Oriental, 1909

5 comentários:

Margarida Elias disse...

Deve ser bem interessante. Bom dia!

MR disse...

Gostava de a ver, mas fica um pouco fora de mão. As exposições deste museu nunca me desiludiram.
Bom sábado!

Rui Luís Lima disse...

Este Museu ainda não conhecemos e esta exposição é de fazer "crescer água na boca".
É uma pena estas exposições raramente chegarem até este "cantinho ocidental".
Bom sábado!

bea disse...

Agora que os nossos museus estão super concorridos e as exposições são um êxito, não será tempo de arriscar um pouco mais e fazer uma mostra como esta? Eu iria vê-la provavelmente mais de uma vez.

MR disse...

Mister Vertigo,
Metam-no na lista para a vossa próxima ida a Paris. Mesmo sem exposição vale a pena uma visita. Tem muitos quadros de Berthe Morisot e de Monet.

Bea,
Das raras vezes em que vem uma exposição a Portugal é um êxito de bilheteira, por isso também me parece que seria de arriscar um pouco mais.

Bom domingo para os dois.