Prosimetron

Prosimetron

domingo, 26 de maio de 2019

Em dia de eleições europeias


No catálogo da exposição que a BnF dedicou a Victor Hugo em 2002, li que o autor de Os Miseráveis redigiu o seguinte no seu testamento datado de 31 de agosto de 1881: «Je donne à la bibliothèque nationale de Paris qui sera un jour la Biblithèque nationale des États-Unis d'Europe tout ce qui sera trouvé écrit et dessiné par moi.» No tempo em que a França era o mundo. :) 
Mais um que sonhava com a Europa unida e que se visse o caminho que o nosso continente está a tomar perguntaria para que tinha lutado tanto...

Em geminação com um post do Arpose.
Uma nota: APS, a aguarela da Notre-Dame de Paris que reproduziu não está no catálogo, de modo que não consigo saber se é de 1831. É capaz de pertencer a algum particular.

6 comentários:

Rui Luís Lima disse...

Estas são as eleições mais importantes desde que há Parlamento Europeu, mas infelizmente são poucos os que entendem isso e depois, ao verem os resultados amanhã, não venham manifestar-se como fazem com o Brexit.
Bom fim-de-semana!

MR disse...

Só que parece que afinal o Brexit e um caso mais que perdido. Se o Farage ganha as eleições em Inglaterra, São Jorge lhes/nos valha!
Bom domingo!

bea disse...

Talvez Victor Hugo ficasse descontente. Mas não retira qualquer mérito à sua acção.

APS disse...

As projecções, a esta hora, apontam para 65/70 de abstenção, nas Europeias..:-(
Quanto ao desenho a carvão de V. Hugo, francamente, MR, não me recordo donde o escanei.
Bom resto de Domingo.

Mª Luisa disse...

Não será suficiente, mas acho que por aqui não está a sair mal... Esperemos as 23h!
Boa noite!

MR disse...

Bea,
Desiludido estaria com o caminho que a Europa está a tomar, mas ainda bem que ele deixou o espólio literário à BnF. Só´fiz este post para mostrar como os franceses se viam como o centro da Europa, quando não do mundo.

APS,
A abstenção por cá aumentou, mas houve mais gente a votar. Os cadernos eleitorais aumentaram em um milhão de eleitores, maioritariamente emigrantes que têm dificuldade em votar.

Luisa,
Por cá também não correu mal, na minha expectativa. Salva-se a Península Ibérica. :)

Boa semana para todos!