Prosimetron

Prosimetron

sábado, 22 de junho de 2019

1969: A Crise Estudantil e a final da Taça

Há 50 anos chegam à final da Taça de Portugal as equipas do Benfica e da Académica. Os estudantes estavam em plena crise académica, que se iniciara a 17 de abril, com oito estudantes suspensos e alguns incorporados compulsivamente no serviço militar, como o jogador Artur Jorge da Académica que já não ode jogar a final da Taça, e que já tinha negociado a transferência para o Benfica.
Américo Tomás nem assistiu ao jogo não tivesse de entregar a Taça à Académica. E o jogo não foi, pela primeira e única vez, transmitido pela televisão. As únicas imagens existentes são as que se encontram no final deste post.
Leia aqui mais sobre o jogo.

 
Equipas do Benfica e da Académica 
Equipa da Académica com as capas aos ombros, em sinal de luto. Dpois de ter jogado as meias finais vestindo branco com um fumo no braço, foi avisada que não poderia jogar a final com qualquer sinal de luto. Obtaram assim por levar as capas aos ombros.
Equipa da Académica com os jogadores identificados.
 O público e as tarjas que passavam de mão em mão para a polícia não as conseguir agarrar.


Nesse dia entrei pela segunda vez num estádio de futebol; da primeira tenho uma vaguíssima ideia. Sou do Benfica, mas fui torcer pela Académica como muitos benfiquistas. E sentimos uma grande desilusão, uma grande tristeza, por o Benfica ter ganho nesse dia.

5 comentários:

Rui Luís Lima disse...

Foi um jogo que ficou na História, espero bem que a Académica regresse ao convívio dos grandes em breve. Recordo-me de escutar o jogo pela rádio. Nessa época tanto a Académica como o Vitória de Setúbal eram equipas que batiam o pé aos grandes.
Bom fim-de-semana!

bea disse...

Viva a Académica de há 50 anos!

MR disse...

Lembro-me bem da Académica do tempo em que era uma grande equipa. E da destes anos de que saíram o Toni e o Artur Jorge para o Benfica. Parece-me que o futebol, nesse tempo, era todo ele um bocado amador. Hoje não se pode querer uma equipa de estudantes a competir com equipas de futebol profissionalizada e com grandes orçamentos. Nem sei se, atualmente, a Académica tem jogadores estudantes.
O mesmo se passava com o hóquei que tinha muitos 'benzocas' a jogar. Mesmo as equipas dos grandes clubes acho que não eram profissionalizadas. Eu gostava imenso de hóquei.
Bom dia!

Miss Tolstoi disse...

De um tempo já distante mas ao mesmo tempo próximo.

MR disse...

Do público tenho memórias mais ou menos nítidas, mas do jogo não posso dizer o mesmo, porque eu pensava que o Artur Jorge tinha jogado.
Bom dia!