Prosimetron

Prosimetron

domingo, 21 de julho de 2019

«Este é um pequeno passo para um homem, um salto gigante para a humanidade»


Há 50 anos, Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar a Lua, como comandante da missão Apolo 11. Este feito foi visto em direto por 600 milhões de telespectadores em todo o mundo, incluindo Portugal. Ficou célebre a sua frase: «Este é um pequeno passo para um homem, um salto gigante para a humanidade.»
A missão Apolo !1 tinha mais dois astronautas a bordo: Edwin Aldrin e Michael Collins. O primeiro destes pisou a Lua dezanove minutos depois de Armstrong e afirmou que a Lua era: «uma visão de toda a beleza, uma magnífica desolação».
Michael Collins, o piloto do módulo lunar, que esperou enquanto os seus dois companheiros passeavam na Lua, escreveu no seu diário de bordo: «Agora estou sozinho, verdadeiramente só, e isolado de qualquer vida conhecida. Sou eu a vida. […] Gosto deste sentimento.»


Fotografia que Neil Armstrong tirou da sua bota deixando uma marca na Lua.
Armstrong tirou esta foto a Aldrin descendo para pisar a Lua.

3 comentários:

Rui Luís Lima disse...

Ontem "vi" uma reportagem na RTP-1, Jornal das 20h" sobre a emissão da época conduzida por José Mensurado e com comentário de Eurico da Fonseca, mas afinal apenas tivemos uns breve segundos de José Mensurado e do Eurico da Fonseca nada... confesso que foi triste.
Mas mais triste ainda foi ter lido que a pedra lunar que tinha sido oferecida a Portugal tinha desaparecido...
Bom domingo!

Isabel disse...

Lembro-me de ver na televisão.

Boa semana, MR :))

MR disse...

Mister Vertigo,
Deve estar a enfeitar a casa de alguém.

Isabel,
Eu também. Aliás, a televisão era um objeto recentíssimo em casa dos meus pais.

Boa semana para os dois.