Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

As princesas e os sapatos de ferro

Lisboa: Romano Torres, 1948

É uma «novela infantil original» da autoria de Leyguarda Ferreira, publicada na coleção Manecas. Tem ilustrações de Alfredo Morais, mas a capa parece ser de Amorim.
Especificarem tratar-se de «novela infantil original» deve-se ao facto de a coleção Manecas publicar muitas adaptações de contos tradicionais e resumos de romances infantis.
Lembrei-me deste livro por um post no Arpose. Mas se o conto a que APS se refere foi lido numa antologia, é capaz de não seja este... 

Em geminação com o Arpose.

4 comentários:

PNLima disse...

Eu sabia que aquele nome me dizia qualquer coisa... devia ser um dos inúmeros livros da Colecção Manecas que havia lá por casa que a minha mãe comprava no Cordeiro & Ramos, quando a minha irmã do meio ia ao médico, nomeadamente ao dentista (para a convencer, já que ela não suportava ouvir a broca a trabalhar, enquanto estava na sala de espera - o médico era um bocado bruto).
Bom dia

APS disse...

Não, realmente não é este. E o conto da minha antologia creio que será maior. Obrigado, mesmo assim.
Talvez eu volte ao tema, se conseguir encontrar o volume.
Bom dia.

APS disse...

Em tempo:
eu bem me parecia que já tinha falado do livro no Arpose. Efectivamente, fi-lo a 2/4/2010 (poste "Resposta a um desafio do Prosimetron"). O livro foi comprado no Porto, mas na Livraria Santos. O título do conto é "A Princesa dos sete pares de sapatos" e seria baseado numa lenda popular da freguesia de Pousa (Barcelos).

MR disse...

Têm todos a ver com princesas e sapatos. :-)
Boa tarde!