Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Nas ruas de Paris - 4

Rue d'Assas
Foto Jad.

O poeta Louis Mandin publicou vários livros e foi secretário de redação do Mercure de France. Foi morto em Sonnenburg  em 28 de junho de 1943. A mulher, Marie Louise, faleceu no campo de Bergen-Belsen em abril de 1945. 

3 comentários:

PNLima disse...

E há quem não esqueça, como mostram as flores.
Boa tarde

Rui Luís Lima disse...

Já por diversas vezes encontrámos nas ruas de Paris, placas que nos falam destes tristes acontecimentos, que bem merecem não ficar esquecidos para que a História não se repita e sempre que vamos ao Jacques Genin, passamos por uma rua que tem um memorial que nos recorda as crianças judias levadas desse bairro para os campos de concentração e a minha memória conduz-me de imediato ao filme "Mr. Klein" de Joseph Losey, que tem Alain Delon como protagonista e produtor.
Bom fim-de-semana!

MR disse...

Como comemoraram a Libertação há poucos dias, muitas destas memórias devem estar floridas. Já tenho visto uma ou outra florida e quando leio vejo que tem a ver com uma data relacionada com o homenageado.
Nunca entrei no Jacques Genin, mas vou escrever no meu bloco. Mas lembro-me dessa placa acerca de mais de dez mil crianças que foram levadas do Marais.
Tenho que rever Mr. Klein; tenho uma ideia muito ténue do argumento.
Bom sábado!