Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Livros de cozinha - 105

Alfragide: Dom Quixote, 2018

Como comiam as rainhas entre os séculos XVI e XX? Socorrendo-se dos livros existentes para as diferentes épocas, desde o caderno da infanta D. Maria que casou com Alexandre Farnese até livros mais recentes, Guida Cândido faz uma viagem pela cozinha e pela mesa dos nossos reis. 
No tempo de D. João III preparava-se um licor - rosólio - com aguardente aromatizada com cravo, pimenta, anis e coentros, a que era acrescentada uma calda de açúcar.
Os Filipes trouxeram a moda da neve. Com D. João V as ementas passam a incluir doces. Também o chocolate (bebida) passa a ser servido. Maria Pia gostava de piqueniques.



Gostei deste livro. E resolvi fazer um rosólio à minha maneira, com pouco açúcar, que ofereci a uns amigos que gostam de licores. Estou à espera de saber se gostaram. Se sim, repetirei.

2 comentários:

bea disse...

e fez o seu rosólio com os ingredientes usados no tempo real? É que não me pareceram sugestivos:).
Mas o livro deve ser curioso. Se eu tivesse tempo até gostaria de lê-lo.

MR disse...

Sim, pimenta, estrela de anis, etc., mas só fiz um frasquinho de 33 dl porque achei a mistura de ingredientes estranha. Estou à espera que me digam se vale a pena repetir. Eu não aprecio licores.
Bom dia!