Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 9 de outubro de 2020

O ano da morte de Ricardo Reis

Uma belíssima adaptação (ou inspiração?) que João Botelho fez do livro de José Saramago. Vejam! Eu vou reler o livro, que é o meu preferido de Saramago.

5 comentários:

Maria disse...

Gostaria muito de ver.
Espero conseguir vê-lo um dia...
Esse livro é o meu second best, porque o melhor (para mim, claro) é o Memorial do Convento, talvez por ser o primeiro li.
Curiosamente esses são os únicos livros que tenho autografados.

Bom fim-de-semana!
🌿🌼

MR disse...

Foi apoiado pela RTP. Parece-me que há uma versão minissérie para a tv.
Não tenho nenhum autógrafo de Saramago. Fui estúpida. Uma vez ouvi-o dizer algo no estilo: «Qualquer dia os livros que mais valem são os não autografados.»
Memorial do convento foi o primeiro que li e o meu preferido até ler o Ricardo Reis. O meu terceiro preferido é O cerco de Lisboa o quarto A viagem do elefante. Mas não li todos os livros deste autor que imaginava histórias maravilhosas. E não consegui ler O Evangelho segundo Jesus Cristo porque a minha cultura bíblica é quase nula.
Boa noite!

MR disse...

Outro livro que não consegui ler, por razões semelhantes (não iguais) foi Os versículos satânicos.
Boa noite!

Maria disse...

Ele passou aqui na cidade em Abril/2004, a caminho de Portalegre e foi um reboliço, encheu o auditório da ESE (a maioria das pessoas nem sequer o lia, apenas queria um autógrafo); eu gosto de ter autógrafos personalisados e de conversar um pouco com os escritores, de contrário não faz sentido.
Gostei muito de o ouvir falar (apesar de se notar que estava muito cansado) e como fui com a minha mãe cada uma levou seu livro, já sabíamos que ele só assinaria um a cada pessoa.
O meu terceiro favorito talvez seja o Ensaio sobre a Cegueira, também gostei da Jangada de Pedra (ao contrário de muita gente) e do filme. O Evangelho foi dos que gostei menos, talvez pelas mesmas razões li-o um pouco na diagonal.
Tenho os livros todos dele incluíndo os Cadernos de Lanzarote e os poemas.

Boa noite.
😴


MR disse...

Não gostei da Jangada de pedra; gostei do Ensaio sobre a cegueira, livro e filme; e tb li os poemas e os diários.
Bom sábado!