Prosimetron

Prosimetron

sábado, 23 de outubro de 2021

Há 158 anos


«[... Foi] no dia 23 de outubro de 1863, [que] várias personalidades ligadas ao jogo da bola se reuniram [...] num pub londrino com nome de ressonância maçónica chamado Freemason's Tavern, situado na Grande Queen Street. Desse encontro [...] nasceu a Associação de Futebol (Football Association) que [...] estabeleceu um conjunto de regras, hoje consideradas fundadoras do "verdadeiro" futebol, jogado com os pés.»
Luís Almeida Martins - «Made in England». Visão. História, Paço de Arcos, n.º 66 (ago. 2021), p. 18

6 comentários:

hmj disse...

Para MR:
Fico, então à espera desse «"verdadeiro" futebol», uma vez que a designação e, sobretudo, o exercício da modalidade NADA tem a ver com desporto. Não percebo como ainda não se acabou com esta chunguice e todo o negócio mafioso que utiliza o nome "desporto" de forma completamente abusiva.
Felizmente, nas minhas aulas de educação física NUNCA fui obrigada a praticar futebol. Bons tempos de que não me arrependo. Há opções etéctica, até no desporto, como é o meu caso !
Aprendi e pratiquei diversas modalidades desportivas, com gosto, e respeito pelas regras minimas de civilidade. Tanto no exercício como na assistência.

hmj disse...

Errata:
Onde se lê: etéctica, deve ler-se estética, obviamente.

JAVIER disse...

Cuando el fichaje de una estrella de futbol es más caro que el P.I.B. de cualquier pequelo pais africano o indio, es que algo no estamos haciendo bien....
Abrazos.

MR disse...

No que se transformou o futebol profissional é algo de imoral. Mas isso não impede que o futebol continue a ser um desporto muito popular e ó mais praticado por miúdos pobres.
Muitas das estrelas do futebol começaram a jogar na rua ou em clubes de bairro.
Infelizmente hoje a profissionalização não acontece só no futebol. E a maioria (senão a totalidade) dos participantes nos Jogos Olímpicos (de que sou uma adepta) são profissionais.
Pessoalmente, não sou (nem nunca fui) nada à prática desportiva. Só gosto de andar a pé. Mais nada.
E ver: gosto de atletismo e de alguma natação e ginástica.
Boa tarde para os dois.

Pini disse...

Muy curioso . Ya vemos en lo que se ha transformado hoy día ese entretenimiento; un puro y duro mercantilismo.
Saludos

MR disse...

De qualquer modo os miúdos continuam a jogar à bola na rua. Para bem da saúde deles, é melhor mexerem-se do que estarem sentados em casa.
Bom domingo!