Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 20 de maio de 2022

Uma historieta


Jean Galtier-Boissière (1891-1966), fundador do jornal satírico Le Crapouillot, encerrado pelos alemães durante a Ocupação, «desenha [em Mon journal pendant l'occupation] um retrato trágicómico do quotidiano dos parisienses. Irresistível, o relato [...] sobre a mulher do quiosque da Boulevard Saint-Germain que, sabendo perfeitamente que um dos seus clientes alemães não fala uma palavra de francês, lhe repete todas as manhãs: "Toma lá o teu jornal, grand con! [grande imbecil]" O alemão em causa informa-se do sentido dessa expressão junto de um francês, que lhe explica que é o diminuitivo de "grande conquistador". No dia seguinte, o alemão responde à mulher: "Não eu, grand con, eu, petit con..." E acrescenta, de braço no ar: "Hitler, esse, grand con!"»
Yseult Williams - O esplendor dos Brunhoff. Lisboa: Quetzal, 2021, p. 236


10 comentários:

APS disse...

Gostei!
Bom dia.

MR disse...

Talvez me abalance a ler o diário de Jean Galtier-Boissière. A ver vamos orque o monte está muito alto.
Bom dia!

Maria disse...

E nesse monte já está o do Pessoa? 😉
Parece que está a ser um sucesso, finalista do Pulitzer não é para todos...
Boas leituras!
📚📚📚

MR disse...

Ainda não. Só foi posto à venda hoje. Era para a ter ido comprar, mas hoje não pude; vou amanhã.
Espero que o Zenith ganhe o Pulitzer. Ele merece. A biografia trouxe muitos novos leitores norte-americanos ao Pessoa.

Maria disse...

Infelizmente não ganhou, mas foi um dos três finalistas e, como se costuma dizer "ser nomeado já é uma honra".
Quase 1200 páginas é obra!
Eu vou esperar mais um pouco para o comprar, até ter condições para me sentar sossegada a ler durante uns dias, sem urgências a tratar...
Bom fds!

MR disse...

Foi pena! Vi pouco depois que ganhou a biografia da Susan Sontag do Benjamin Moser. Muito boa! Já lhe dei uma volta e está no monte - um presente de aniversário.
Benjamin Moser escreveu uma biografia de Clarice Lispector que ofereci a um prosimetronista (fã de Lispector) e que foi muito elogiada, há uns anos.
Boa noite!

Maria disse...

Eu tenho cá a da Lispector (sou muito fã) mas ainda só li algumas partes. O Moser venceu com a Bio da Sontag mas foi em 2020, este ano ganhou um completo desconhecido para mim.
Boa noite!

MR disse...

Pensava que o Moser tinha ganho este ano.
Já me fui atualizar. O prémio foi para uma biografia de Malcolm X de Tamara Payne e Les Payne. Se for traduzida, vou lê-la. Sou uma grande leitora de biografias, memórias, diários, e quejandos.
Boa noite!

Miss Tolstoi disse...

🤣🤣🤣 Já comprei este livro sobre os Brunhoff, mas ainda não o li. Agora vou mergulhar no Pessoa.

MR disse...

Espero que goste d'O esplendor dos Brunhoff. Tenho sempre medo de dar sugestões...
Bom domingo!, apesar da chuva.