Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Leituras no Metro - 1161

Lisboa: Fragmentos, imp. 1987
A capa está um pouco suja.

Foi este ano pela Livros do Brasil com o título Um lugar ao sol. Não entendo porque lhe acrescentar «ao sol».
A verdade é que numa livraria li duas ou três páginas de O acontecimento e foi um mau começo para os livros de Annie Ernaux. Na verdade não tinha sido um começo porque eu já tinha lido O lugar há mais de 30 anos, mas não me lembrava nada. 
O pai de A.E. adoece repentinamente e morre uns dias depois. Depois do enterro, a autora revisita as suas memórias e a vida do pai: um miúdo que não acabou a escola primária para ajudar no trabalho agrícola, mais tarde operário e finalmente dono de uma loja com mercearia e café. 

3 comentários:

Maria disse...

Os tradutores portugueses às vezes são demasiado criativos 😉
Preferia ler os livros de Annie Ernaux em francês, mas o que para mim era fácil tornou-se difícil com as compras online.
C'est la vie.
Bonne journée!

Cláudia Ribeiro disse...

Tenho alguns livros desta colecção/editora, mas este não.
Concordo com a Maria. Por vezes, aparece a mesma obra com títulos completamente diferentes e que induzem o leitor em erro; pois pensam que são obras diferentes!
E, quando começam a ler...

MR disse...

O JL desta quinzena é sobre casas de escritores.
Tb tenho alguns livros desta col. e de outras col. desta editora. Deu-nos a conhecer bons autores desconhecidos em Portugal.
Bom dia!