Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 25 de junho de 2024

Leituras no Metro - 2931


«Aos domingos minha mãe dava-me vinte escudos, eu tomava o elétrico para o Campo Grande , comprava um bilhete e ia ver os Cinco Violinos do Sportng jogar no velho Estádio do Lumiar. Eu era da Académica, tinha simpatia pelo Benfica, ma pelo puro prazer do futebol gostava de ver jogar aquela equipa [...] Jesus Correia, Vasques, Peyroteo, Travassos e Albano. Ainda hoje considero o Travassos um dos maiores jogadores portugueses de sempre.

«Pelo menos uma vez por mês, meu pai vinha a Lisboa. E então era uma festa. Ao sábado, minha irmã e eu íamos com ele ao cinema e depois comer um gelado. No domingo meu pai levava-me ao Estádio das Salésias, onde jogava o Belenenses, de que meu tio Mário Duarte tinha sido um dos fundadores e seu primeiro guarda-redes. Para um rapaz de província, era um privilégio ver ao vivo os Cinco Violinos e também as Torres de Belém: Capela, Vasco, Feliciano e Serafim.»
Manuel Alegre - Memórias minhas. Alfragide: Dom Quixote, p. 36-37.

4 comentários:

Maria disse...

Manuel Alegre escreve muito bem. Talvez junte este livro aos outros dele que tenho cá em casa.
Boas leituras!📚

bea disse...

Há dois ou três livros em prosa de Manuel Alegre que fazem o meu gosto. Mas ouvi-lo ler um poema, declame ou não, é qualquer coisa. Aquela voz que Deus lhe deu tem simbiose com a poesia. Imagino que em casa ele almoce como toda a gente e, à mesa, diga por exemplo, passa-me o bacalhau", mas a gente está sempre à espera de um verso fundo, que não lhe pede a voz outra coisa.

Maria disse...

Bea, devem ter sido os Deuses do Olimpo que lhe deram aquela voz pois o Manuel Alegre é agnóstico ☺️
Mas concordo consigo, é uma bela voz!
Boa tarde🤗

MR disse...

O Manuel Alegre tem uma voz fantástica.
Boa noite para as duas.