Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 27 de maio de 2008

1508 - A CAPELA SISTINA


O Papa Júlio II ( Giuliano Della Rovere ) , impulsionador da Primeira Renascença encomenda a Michelangelo Buonarroti ( 1475-1564 ) , mais conhecido pelo seu nome próprio, a pintura dos tectos da Capela Sistina, construída por ordem do Papa Sixto IV, tio de Júlio II.
A 10 de Maio de 1508 é formalizada a encomenda e Miguel Ângelo recebe desde logo 500 ducados pontificais. Os trabalhos começam ainda no mês de Maio com o esforço de Miguel Ângelo, o seu ajudante Francesco Granacci e cinco assistentes, e só terminarão quatro anos depois a 31 de Outubro de 1512. O programa da obra foi ambicioso : A separação da Luz e das Trevas, a criação do Sol e da Lua, a criação das árvores e das plantas, a criação de Adão, a criação de Eva, a queda do Homem, o sacrifício de Noé, o dilúvio, e finalmente a embriaguez de Noé. E nos espaços triangulares uma série de profetas e de sibilas.
As dificuldades técnicas experimentadas devido à altura e à própria arquitectura da capela são bem conhecidas e foram magnificamente superadas, o que faz de Miguel Ângelo um grande engenheiro além de ser um enorme pintor e escultor( e até poeta - deixou numerosos madrigais e sonetos ) . Dificuldades técnicas ainda acrescidas pelo facto de que durante os quatro anos de trabalhos a capela continuou a ser usada para celebrações litúrgicas...

Sem comentários: