Prosimetron

Prosimetron

sábado, 11 de outubro de 2008

Herberto Helder

5 comentários:

Anónimo disse...

Vim ao blogue para colocar um poema do Herberto Helder e tive esta surpresa. Adorei!
Hoje um amigo especial - «The Special One»* -, ofereceu-me «A faca não corta o fogo». Obrig.! Tenho estado a folheá-lo: belíssimos poemas. Escolhi este:

para que venha alguém no estio e lhe [arranque o coração,
e o devore,
e o gosto seja tão abundante que lhe magoe a [boca
e tudo quanto nela se apoie:
soluço, respiração, idioma,
e abale os modos nada cuidadosos do corpo:
o fruto onde o cacto se concentra,
o cacto que frutifica uma só vez na vida.

In: A faca não corta o fogo. Lisboa: Assírio & Alvim, 2008, p. 153-154

Quem me ofereceu o livro chamou-me a atenção para o pema final: «na morte de Mário Cesariny».
Obrig. mais uma vez,
M.

* Não pensem aque é esse, o que é conecido nos jornais por «The special one»...

Anónimo disse...

para que venha alguém no estio e lhe arranque o [coração,
e o devore,
e o gosto seja tão abundante que lhe magoe a [boca
e tudo quanto nela se apoie:
soluço, respiração, idioma,
e abale os modos nada cuidadosos do corpo:
o fruto onde o cacto se concentra,
o cacto que frutifica uma só vez na vida

Herberto Helder
In: A faca não corta o fogo. Lisboa: Assírio & Alvim, 2008, p. 153-154

Anónimo disse...

VII - AS MUSAS CEGAS
"Bate-me à porta, em mim, primeiro devagar.
Sempre devagar, desde o começo, mas ressoando depois, ressoando violentamente pelos corredores
e paredes e pátios desta própria casa
que eu sou. Que eu serei até não sei quando.
É uma doce pancada à porta, alguma coisa
que desfaz e refaz um homem. Uma pancada
breve, breve-
E eu estremeo como um archote.(...)"

Vai um excerto porque é longo.
Heberto Heder, Poesia Toda, Lisboa: Assírio e Alvim, 1981, p.111.

Anónimo disse...

Onde se lê estremeo deverá ler-se estremeço.

Obrigada pela informação do bailado. Gosto de tango...em minha casa ouvia-se muito, embora, não fosse eu a colocá-lo no gira-discos (um móvel dos anos 50).

Jad disse...
Este comentário foi removido pelo autor.