Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

10 de Outubro de 1985 : Orson Welles

Orson Welles morreu no dia 10 de Outubro de 1985 de ataque cardíaco, aos 70 anos. É certamente um dos génios do cinema. Começou no entanto pelo teatro ( 1934) , tendo fundado a sua própria companhia em 1937. No ano seguinte, torna-se um nome conhecido após a célebre transmissão radiofónica da invasão do planeta por extraterrestres, e que era apenas uma adaptação da obra de H.G.Wells, A Guerra dos Mundos, com a extraordinária voz de Orson a ajudar.
Mas foi o cinema que deu fama mundial a Orson Welles, desde logo em 1941 com Citizen Kane ( Em Portugal, " O Mundo a seus pés " ) , a sua primeira longa metragem e considerado desde então como um dos melhores filmes de sempre. Em Kane Welles foi actor, co-argumentista, produtor e realizador. Aos 26 anos de idade.
Citizen Kane, como é sobejamente conhecido, aborda a vida do controverso rei da imprensa William Randolph Hearst, uma das figuras larger than life que os E.U.A. produziram, e fá-lo com várias inovações técnicas no uso da câmara, no tratamento do espaço , e com a enorme inovação da narrativa não linear, hoje uma coisa banal ( sem desprimor para Tarantino, por exemplo ) . Apesar do enorme sucesso de Kane, houve pelo menos um espectador que não ficou contente, o já aludido milionário
William Hearst que se tornou um inimigo declarado de Welles e cuja influência não foi alheia a problemas que surgiram nos anos seguintes.
Apesar do sucesso dos filmes seguintes, pelo menos até A Dama de Xangai (1948) , as relações de Welles com os estúdios foram sempre tensas e acabaram chegando a um ponto em que Welles deixou de conseguir filmar como queria, pelo menos nos Estados Unidos. Começaram então as longas temporadas pela Europa, com alguns regressos a Hollywood como actor ( e que actor!) de forma a ganhar dinheiro para financiar as suas produções.
Nos últimos anos de vida, até por razões de saúde, era a sua fabulosa voz que lhe garantia a sobrevivência ( até podemos ouvi-lo na primeira longa metragem dos Transformers...) . Morreu na sua casa de Hollywood, terra onde recebeu mel e fel.

Filmografia de Orson Welles :

- curtas: The Hearts of Age ( 1934 )

- longas: Citizen Kane ( O Mundo a seus pés) (1941)
It's all true ( É tudo verdade ) ( inacabado-1941, filmado em grande parte no Brasil)
The Magnificent Ambersons ( O Quarto Mandamento) (1942, para mim o melhor depois de Kane)
Journey into Fear ( O medo) ( 1943)
The Stranger ( O Estranho) ( 1946)
The Lady from Shanghai ( A Dama de Xangai) (1947)
Macbeth ( 1948)
Don Quijote ( 1951- 1972)
The Tragedy of Othello: The Moor of Venice ( Otelo ) (1952)
Mr. Arkadin ( Relatório Confidencial ) (1955)
Touch of Evil ( A Sede do Mal ) (1958)
The Trial ( O Processo) (1962)
Chimes at Midnight (1965)
F for Fake ( 1974)

5 comentários:

Anónimo disse...

Gosto muito do Orson Welles.
Penso que ter obtido logo no Citizen Kane a maior fama o estigmatizou.
Na Guerra dos Mundos foi genial!

Anónimo disse...

Durante anos, «Citizen Kane» foi o meu filme preferido. E também adoro «O Quarto Mandamento» e o Joseph Cotton... Já perdi a conta às vezes que vi este filme.
M.

Jad disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Miss Tolstoi disse...

Quando me lembro de Joseph Cotten é sempre no papel de Eugene Morgan em "The Magnificent Ambersons". Sublime, Joseph Cotten! E a Anne Baxter, linda!

Jad disse...

Citizen Kane também foi o meu filme preferido. Se um dia tiver de escolher apenas três julgo que um deles será esse...