Prosimetron

Prosimetron

domingo, 2 de novembro de 2008

A arte do retrato: Giovanna Tornabuoni

Este retrato da autoria de Domenico Ghirlandaio (1449 – 94) mostra-nos Giovanna degli Albizzi Tornabuoni. Giovanna casou-se aos dezoito anos com Lorenzo Tornabuoni em Junho de 1486. Dois anos mais tarde, morreu de parto. A inscrição sobre o missal de Giovanna “Ó Arte, se pudesses expressar o seu carácter e a sua mente, não haveria imagem mais bela à face da terra”, sugere que o retrato tenha sido pintado após o falecimento de Giovanna.

O pai de Lorenzo, Giovanni, “encomendara” em 1485 a Ghirlandaio vários frescos, destinados ao coro da basílica domenicana de Santa Maria Novella em Florença. Por imposição do poderoso Tornabuoni, o pintor acabara por incluir nos seus motivos religiosos figuras destacadas, quer pertencentes aos Tornabuoni, quer aos Medici (a quem os Tornabuoni estiveram ligados por vários casamentos). No fresco “A visitação da Virgem a Santa Isabel”, vemos Giovanna em plena estatura. O retrato da nossa protagonista foi provavelemente “copiado” do fresco florentino por Ghirlandaio.

O quadro encontra-se na Colecção Thyssen em Lugano.


2 comentários:

Anónimo disse...

“Ó Arte, se pudesses expressar o seu carácter e a sua mente, não haveria imagem mais bela à face da terra”.

A arte do retrato pode transmitir um pouco da alma do retratado mas não pode revelá-la totalmente. Daí a beleza da alma.

É bonito o retrato de Giovanna.
A.R.

LUIS BARATA disse...

Mas muitas vezes a alma do retratado fica muita exposta. Apesar de ter já estado em Roma por várias vezes, nunca tinha visitado a Galeria Doria-Pamphili, e ver ao vivo recentemente o retrato do Papa Inocêncio X impressionou-me. Compreendo perfeitamente o desagrado do Papa quando disse : "E tropo vero! "...