Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Jean Shrimpton

Jean Shrimpton nasceu em High Wycombe (Buckinghamshire) a 7 de Novembro de 1942.
Nos anos 60, Shrimpton, ou simplesmente “The Shrimp” , tornou-se num dos mais célebres e mais requisitados modelos de moda, numa época em que a notoriedade das supermodels em nada se equiparava ao glamour à volta dos modelos mais recentes como Schiffer ou Campbell.

Muito antes de Twiggy ou Veruschka, a bela e elegante Jean foi capa da Vogue e Harper’s Bazaar (e até da Newsweek) e trabalhou com todos os estilistas e fotógrafos de renome. Foi símbolo , quer da elegância da H-line francesa até meados dos anos sessenta, quer do look mais audacioso dos Swinging Sixties londrinos.
Jean Shrimpton provocou um escândalo em Melbourne a 30 de Outubro de 1965, ao romper com todas as regras do guarda-roupa feminino, próprio do Derby Day do Flemington Race Course: compareceu sem chapéu, sem luvas e, muito pior do que isso, num vestido que “terminava” 10 centímetros acima dos joelhos (ver última imagem).



Elle considerou-a “The most beautiful girl in the world” – estas fotografias da autoria de John French talvez o provem…

Shrimpton e seu marido Michael Cox vivem em Penzance (Cornualha). São proprietários do belo Abbey Hotel.


4 comentários:

Anónimo disse...

É elegante. Um conjunto de fotografias bonitas de se ver. Não me lembro nada de ouvir falar nela.
A.R.

Anónimo disse...

Lembro-me bem da Jean Shrimpton. Obrig. por recordá-la.
M.

Nuno Castelo-Branco disse...

Isto é que é classe. Agora, é ver as "chiques" de barriga (muitas vezes tipo queijo da serra" à mostra, com piercing-chuveiro, chancas nos pés, unhas pintadas de preto. Não há comparação que resista!

Anónimo disse...

Bom dia, hoje acordei e vi de novo estas fotografias. Há uma que me delicia é a do vestido preto com uma rosa branca. Lindo.
A.R.
"Com um vestido preto nunca me comprometo...", lembram-se?