Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Poesia e prosa de Natal - 19

Reza a tradição que foi na Basílica de Santa Maria Maior de Roma que o Papa celebrou pela primeira vez a Missa do Galo, no século V, tornando-a no mais antigo ritual natalício cristão.
Celebrada na passagem do dia 24 para 25 de Dezembro, a designação da missa da véspera de Natal tem origem numa lenda que conta que um galo anunciou com o seu canto o nascimento de Jesus. Talvez por motivos de ordem prática, actualmente em muitas igrejas portuguesas, sobretudo nos grandes centros urbanos, a Missa do Galo não se celebra à meia-noite, altura em que supostamente Jesus terá nascido, e tempos houve em que a crise de vocações religiosas ameaçou a realização desta missa em algumas zonas do país. Ainda em Portugal e nalgumas regiões manteve-se até ao início do século XX o privilégio de conceder aos pastores prioridade na adoração do Menino em que as mulheres depositavam doces caseiros e em troca recebiam pão bento ou pão do Natal. Outro costume era o de se guardar um pedaço desse pão bento como amuleto, ao qual só se podia recorrer em caso de doença grave. Ainda outra tradição que existia em algumas aldeias portugueses e espanholas, era o de se levar um galo para a Missa do Galo, se este cantasse era prenúncio de boas colheitas para esse ano.
Erradamente, alguns atribuem a S. Francisco de Assis a criação da Missa do Galo. Contudo, a existência desta é muito anterior à época na qual S. Francisco viveu e que foi no século XIII.

1 comentário:

ana disse...

Interessante.
A.R.