Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Citações - 8 : Sobre a Viagem do Elefante

" (...) Os romances pós-Nobel, alimentados por uma grandiloquência moralista e infantil, são francamente ilegíveis e até ridículos: A Caverna ou Ensaio sobre a Lucidez são tão politicamente primários que nenhuma qualidade estética os salva.
Por isso, brindo à publicação de A Viagem do Elefante ( Caminho) , o melhor romance desde o Nobel e seguramente um dos melhores romances de Saramago. (...) "

- João Pereira Coutinho, in REVISTA ÚNICA de 06/12/2008

Depois de ler esta opinião do insuspeito João Pereira Coutinho, confesso que fiquei com vontade de ler o mais recente Saramago, autor que já não leio há algum tempo.

3 comentários:

Anónimo disse...

O António Mega Ferreira também lhe fez um grande elogio, dizendo que era o melhor depois de «Memorial do Convento» e «O ano da morte de Ricardo Reis», precisamente os dois de que gosto mais de Saramago. Também gostei de «História do cerco de Lisboa». Dos outros que li...
Esta «Viagem» já está na calha para ser feita. Pelo livro.
M.

Anónimo disse...

Não consegui ler o Ensaio sobre a lucidez. Dele gostei do Memorial do Convento e do Evangelho Segundo Jesus Cristo... o resto não consegui começava e deixava porque apareciam outros que me interessavam mais. Desculpe-me o Saramago.
A.R.

Planeta a cores disse...

Insuspeito Luís?!?!
Há um youtube com esse garoto, vai ver.