Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Citações - 9 : Sobre os livros

" Com esta doação e outra futura que se prepara dos meus outros livros, eu estou dizendo adeus a mim mesmo e preparando o mais confortável dos túmulos que é o de saber que assim continuarei entre gente que teve alguma consideração por aquilo que sou e que escrevi. "

- Eduardo Lourenço, aquando da inauguração da Biblioteca Eduardo Lourenço na Guarda.

Eduardo Lourenço expressou um sentimento comum a bibliófilos ou simplesmente amantes dos livros ( que são, para mim, categorias diferentes de um mero coleccionador de livros ) - desejar que os livros fiquem " bem entregues", cuidados e usufruídos pelos contemporâneos e pelos vindouros. Não foi um gesto inesperado, vindo de quem veio, mas é desejável que sirva de exemplo.

2 comentários:

Anónimo disse...

Bonita a citação de Eduardo Lourenço.
O livro fica sempre connosco depois de ter sido lido, não é preciso o suporte fisico.
A.R.

Miss Tolstoi disse...

Não perder a introdução que Eduardo Lourenço faz às «Causas da decadência dos povos peninsulares», de Antero (ed. Tinta da China), e que intitulou «Revisitação da mitologia anteriana». Magnífica! E já agora (re)ler a conferência de Antero, sempre actual.
Esta edição foi aqui anunciada no blogue, já não me lembro por quem.