Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Gustave Eiffel nasceu a 15 de Dezembro


A 15 de Dezembro de 1832 nasceu em Dijon, o engenheiro Gustave Eiffel que participou na construção da Torre Eiffel (1889) prestes a comemorar 120 anos. Para celebrar a data, em 2009, aquela que é considerada o símbolo da cidade luz vai sofrer alterações na sua estrutura ao nível do topo, onde vai ser redesenhada a plataforma panorâmica do último andar que permitirá avistar Paris num ângulo de 360 graus. O projecto que expandirá a área acessível ao público de 280 para 580 metros quadrados será de autoria do arquitecto francês David Serero.
Gustave Eiffel também assinou dois projectos em Portugal: a Ponte D. Maria Pia, no Porto, e a Ponte dupla de Viana do Castelo.

6 comentários:

Anónimo disse...

Gustave Eiffel assinou o projecto para o Edifício Chiado, em Coimbra, que fica situado na Rua Ferreira Borges.
No primeiro piso é uma galeria de arte com exposições diversas, no segundo e terceiro pisos tem o Museu da Cidade.
Gosto da sua engenharia.
O Elevador de Santa Justa, Lisboa, também é, não é?
A.R.

Anónimo disse...

O Elevador de Santa Justa é de Raoul Mesnier du Ponsard, mas imensa gente fala dele como se fosse do Eiffel.
M.

Anónimo disse...

A.R. e M., obrigado a ambas pelas informações adicionais.

Anónimo disse...

Obrigada M. Sabia que havia qualquer coisa que impossibilitava mas nao me lembrava. Li umas coisas ha uns anos.

O Elevador de Santa Justa é muito bonito.
A.R.

Miss Tolstoi disse...

A mim não me apanham lá no alto. Nunca subi à Torre Eiffel. Tenho pena, mas é mais forte do que eu...

Pedro disse...

Pois eu cá gosto e muito das alturas