Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Novos comportamentos


A água passou a ser seleccionada e consumida pelas suas características, mas também pela sua embalagem e pelo toque de classe que oferece a uma mesa. Já existem bares de água, restaurantes que oferecem cartas de água e nas lojas gourmet encontram-se algumas marcas de água mais caras que muitos vinhos.
Pelo contraste estético na forma como se apresentam destaco duas águas oriundas de zonas do Planeta bem distintas. A Voss, dos glaciares da Noruega, uma água puríssima, recolhida em poços artesianos de cidade de Vatnestrom. O design da garrafa está à altura da pureza que transporta e conta com a assinatura de Calvin Klein. É considerada por muitos a mais pura água comercializada e por isso eleita frequentemente quando se trata de acompanhar os mais requintados vinhos. Na sua composição estão apenas 22 mg/l de minerais dissolvidos. Do Japão vem a Fillico, uma água que se destaca sobretudo pela sua garrafa, nas versões King e Queen. Joalharia + H2O é o seu conceito. As tampas são coroas banhadas a ouro e incrustadas com cristais Swarovski. Chegará em breve a Portugal e o preço rondará os 130 euros o litro.
Mas por cá também existem águas topo-de-gama: a Glaciar Diamond, proveniente da zona protegida do parque Natural da Serra da Estrela que se caracteriza por ser leve e naturalmente filtrada porque nasce de um fractura de maciço granítico onde a poluição não chega. Oriunda de Monchique, com propriedades medicinais e um elevado teor de bicarbonato, sódio e flúor é a Chic, uma água que revela um travo adocicado que vem da sua alcalinidade. Está a ser exportada para a China, Macau, Singapura e Hong Kong.
Ainda de acordo com as recomendações da Confraria da Água portuguesa (criada em 2004 e a terceira do mundo) deve servir-se uma água lisa a temperatura ambiente ou levemente refrescada, quando consumida em ambientes quentes. Normalmente mais mineralizadas e, por isso, de sabor mais intenso, as águas gaseificadas ou gasocarbónicas são indicadas para ser consumidas a temperaturas mais baixas. Os copos devem ser finos e de pé alto para realçar a degustação e proteger do aquecimento das mãos. Não precisam de ser fechados, pois a água não tem aromas. No caso de uma água gaseificada deve ser utilizado um copo alto com pé, tipo flute, para melhor suster o gás carbónico.

2 comentários:

Miss Tolstoi disse...

Nós bem sofremos quando vamos lá fora para beber uma água decente.
Das que conheço, só se consegue beber (alguma) água razoável, fora de Portugal, na Alemanha.

Anónimo disse...

Apoiadíssimo!
M.