Prosimetron

Prosimetron

domingo, 1 de agosto de 2010

O meu manjerico ...


... este ano está de boa saúde.

9 comentários:

MLV disse...

E está mesmo! Já o tem há muito? Infelizmente duram tão pouco. Gosto de plantas de cheiro e hoje mesmo passei parte da manhã a renovar plantas de interior e aumentar a minha "colecção" de orquídeas. Não são fáceis de manter mas tenho tido sorte com elas.

MR disse...

Desde 13 de Junho. Mas só houve um ano em que um outro sobreviveu e durou quase um ano. De resto, os manjericos cá em casa costumam ser de curtíssima duração.
As sua orquídeas são japonesas? Ou também tem de exterior?

MLV disse...

Neste momento apenas tenho exemplares da espécie Phalaenopsis (originárias das Filipinas mas muito comuns nas lojas). As orquídeas Cymbidiuns são mais difíceis de manter e o segredo para estimular uma segunda floração no mesmo ano é cortar as hastes secas a partir do terceiro nó e espalhar um pouco de canela no substrato.

Jad disse...

Pergunta para MLV, terceiro nó a contar do pé ?

MR disse...

O que a gente aprende. Canela?! Será de experimentar ou matarei as minhas orquídeas, a que chamo de japonesas, mas que se calhar são filipinas?

Miss Tolstoi disse...

Um "manjericão"!

MLV disse...

Resposta para Jad: sim, terceiro nó a contar do pé. Esclarecimento para MR: a canela (uma colher de café)só é aplicada uma vez, ou seja, quando se cortam as hastes secas. Depois é regar pouco quando o substrato estiver seco e de 15 em 15 dias aplicar adubo próprio para orquídeas. Vai ver que resulta.

MR disse...

Obrigada.

LUIS BARATA disse...

Um milagre mangerical!