Prosimetron

Prosimetron

domingo, 1 de agosto de 2010

Salzburgo e o seu festival: 1920 - 1937

Ainda durante a Primeira Guerra Mundial, nasce a ideia de dar à luz um festival na cidade barroca de Salzburgo, longe da azáfama das metrópoles europeias. O realizador Max Reinhardt que iniciara a sua carreira de actor no Stadttheater de Salzburgo, submete um memorando às autoridades competentes em Viena em 1917. O escritor e poeta Hugo von Hofmannsthal publica, por sua vez, uma proposta a delinear o conceito deste festival em 1919. Apoiam este projecto também o compositor Richard Strauss, o maestro e director da Ópera de Viena Franz Schalk e o encenador Alfred Roller. Este “quinteto” consegue, contra todas as resistências, levar a cabo a realização da primeira edição: a 22 de Agosto de 1920, é representada a peça Jedermann de Hugo von Hofmannsthal na encenação de Max Reinhardt, ao ar livre na praça da catedral. A história em torno de um homem rico que pensa poder comprar tudo com a sua fortuna, até se confrontar com a morte, integra, sem interrupção, todas as edições do festival desde 1920 (à excepção das edições entre 1938 e 1944).


A programação é enriquecida em 1921 com a apresentação de concertos sinfónicos, e em 1922, junta-se o género operático. A utilização da Felsenreitschule (antiga Escola de Equitação) e a construção de um novo espaço para espectáculos, o Festspielhaus (1925/1927), permitem uma programação de nível qualitativo imbatível.

Salzburgo torna-se assim num ponto de encontro obrigatório: nomes como os de Bruno Walter, Arturo Toscanini ou Clemens Krauss são inseparáveis da fase pioneira do Festival de Salzburgo.

- to be continued -

Imagens: interior da catedral de Salzburgo; a primeira apresentação de Jedermann em 1920, com Alexander Moissi no papel principal

1 comentário:

Miss Tolstoi disse...

Já há muito tempo que não vou a Salzburgo. No outro dia fui ao cinema ver um filme (já nem me lembro qual), vi Salzburgo e deu-me vontade de lá voltar.
E este Festival...