Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Livros de cozinha - 35


5.ª ed. Paris: Pierre Téqui, s.d.

Parece-me que já falei aqui deste livro de receitas, que comprei há uns anos, na livraria do Museu de Cluny. Jany Fournier-Rosset imaginou este livro «em função dos ensinamentos de santa Hildegarda» que têm a ver com o nosso funcionamento fisiológico.
Segundo ela, Deus criou os quatro elementos (o fogo, a terra, a água e o ar) e Hildegarda «garante-nos que estes quatro elementos se encontram no homem e que este age com eles. Estão de tal modo associados que não podem ser separados uns dos outros e asseguram a estrutura do corpo. Devemos concluir que a saúde depende da harmonia dos elementos e a doença da sua desordem.»
Assim, Hildegarda trata dos alimentos que devemos ou não ingerir, os primeiros chamados «alimentos da alegria», já que nos trazem boa disposição. Entre estes alimentos encontram-se, por exemplo, o funcho («De qualquer modo que se coma, ele traz alegria ao coração... assegura uma boa digestão») e a castanha. Esta útil contra todas as doenças que atacam o homem. Hildegarda assegura-nos que comendo castanhas «os nervos fortificar-se-ão... o coração reencontrará o seu vigor», etc. E as especiarias da alegria são, de acordo ela, por exemplo, a canela, o cominho, a noz moscada e a pimenta.
Hildegarda insiste na estreita relação existente entre o homem e o universo. Logo, a natureza ajuda-nos fornecendo-nos, em cada estação, os alimentos que nela devem ser consumidos. Se comemos contra a estação, arriscamos a nossa saúde. Este ensinamento é interessante. Ainda há pouco li algo sobre isto. que não devíamos comer as frutas fora da estação, o mesmo em relação às frutas exóticas.
Deste livro escolhi uma receita, capaz de nos alegrar:

Sopa de castanha*
1 kg de castanhas
1 l de água
Porto ou Madeira
sal e pimenta
Cozer as castanhas descascadas cerca de 3/4 hora em água, passá-las no passe-vite. Cozê-las novamente juntando a quantidade de água desejada para que a mistura fique untuosa. Juntar sal e pimenta. Antes de servir, juntar 1 colher de sopa de Porto ou Madeira.

* Gosto de castanhas, mas não de sopa de castanhas.

6 comentários:

APS disse...

Interessantíssimo texto, MR.
Noutro registo. Dado que é uma obra monacal também tem qualquer coisa de parecido com as nossas barrigas de freira, papos de anjo e correlativos?

Jad disse...

Ah! São ensinamentos de uma vida de contemplação...

MR disse...

APS, parece-me que não há lá nada que se compare a essas delícias, mas não lhe posso agora dizer porque não tenho o livro aqui. Amanhã respondo-lhe.

LUIS BARATA disse...

Foi muito engraçado ler as sugestões da Santa Hildegarda de Bingen porque algumas até já adoptei cá em casa: há anos que troquei a pimenta vulgar (branca) pela noz moscada.

LUIS BARATA disse...

Funcho só em rebuçados, mas vou procurar outras alternativas já que é tão recomendado.

E, M.R., tem toda a razão: uma das regras de ouro que todos os nutricionistas aconselham é comer os alimentos em sua época.

Miss Tolstoi disse...

Nos Açores fazem uma sopa de funcho...