Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Viajar




Hoje fui finalmente ver a exposição que se encontra no Torreão Nascente do Terreiro do Paço. E digo finalmente porque não lembra ao diabo abrir uma exposição com esta temática no Terreiro do Paço, no Verão, num horário diário das 10h00 às 18h00. Pelo menos à 5.ª ou 6.ª feira poderia encerrar às 23h00 (já nem digo 24h00). Tenho visto bastante público nos museus a que tenho ido nas 5.ªas à noite. Há uns sábados em que me dispunha a ir até lá, o calor era tanto que não me atrevi. Quando refrescava, a exposição estava encerrada.
O catálogo (que li antes) é bastante bom, de modo que ia com grandes expectativas.

Em tudo o que fazemos há gralhas. Mas esta podia já ter sido emendada: «Estamos na região dos Estoris. [...] a única instância cosmopolita que temos entre nós.» (Raul Proença - Guia de Portugal)




A exposição está dividida em vários sectores:
Viajar -
«Entre a segunda metade de Oitocentos e as duas primeiras décadas do século XX, nasceu um novo modo de viajar. Às viagens marítimas, religiosas e de negócios juntou-se a viagem de recreio ou de turismo, que traz estrangeiros a Portugal e leva portugueses a viajar pelo seu País e pelo Mundo. Viajar por prazer, para conhecer outros lugares e costumes, como distracção ou forma de repouso, foi-se tornando um desejo acessível a mais pessoas.»
Lugares de Turismo
- «Entre 1921 e 1923, são oficialmente identificados e classificados 135 lugares turísticos: 47 termas, 69 praias, 3 estâncias climatéricas, 1 estância de altitude e repouso, 15 estâncias de turismo.»
Férias em Portugal
- Turistas estrangeiros que chegavam por mar ou por comboio; e os naturais que através do «aparecimento de carreiras de ónibus na época balnear, a preços reduzidos» em acesso «aos novos prazeres».
Descobrir Portugal - «Para os republicanos, um bom cidadão devia conhecer bem o seu País, as suas tradições, o seu património.» É desta época o início da promoção turística, por exemplo através da publicação de guias - é desta época o início da publicação do Guia de Portugal , obra sem paralelo).
O Turismo e a República - Papel da República na criação do turismo organizado, na regulamentação e melhoria das infraestruturas turísticas, bem como na abertura da primeira representação do turismo nacional no estrangeiro.

A exposição tem uma montagem que enche o olho ao visitante, mas acho-a cansativa para o olhar. Paredes forradas de cima a baixo com texto e fotos, algumas das quais em espaços estreitos.
Um vídeo colocado num corredor, a uma altura de criança. Será para nos sentarmos no chão a vê-lo?
De qualquer modo gostei de a ver e vale a pena visitá-la porque estes pequenos lamentos não têm a ver com a substância da mostra. E, se o tema lhe interessar, compre o catálogo.

Amanhã ou depois espero ir ver a exposição sobre o Corpo, dedicada à Medicina na República, e que se encontra no Torreão Poente do Terreiro do Paço.
Ambas estão abertas até 5 de Outubro.

2 comentários:

ana disse...

A exposição deve ser interessante,
embora quando a informação é em demasia uma pessoa se perca. :)

Soube da exposição sobre o "Corpo", a Medicina durante a República, e na altura, pensei ser uma maneira diferente de se ver a república. Despertou-me curiosidade.

A primeira escolha em relação ao tema são: a política, a economia, o ensino, a cultura, as mentalidades e a religiosidade. O corpo é mesmo uma ideia inovadora. :)

MR disse...

A República desenvolveu uma acção importante na área da Medicina e da Assistência. Penso que deve ser isso que a exposição mostra, bem como o papel dos médicos, que era uma das classes mais representadas na Assembleia Constituinte de 1911.