Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Ludwig

Revisitei há poucos dias Ludwig, um dos meus filmes preferidos de Visconti . E continuo maravilhado com a presença de Romy, numa Elizabeth ( Sissi ) madura e tridimensional, tão diferente dos filmes delicodoces com Karlheinz Bohm que fizeram dela uma estrela.
A "química" entre ela e Helmut Berger ( Ludwig ) foi genuína e ficaram amigos. Estes primos Wittelsbach, ele rei da Baviera e ela imperatriz da Áustria, foram realmente as cabeças coroadas mais excêntricas , e simultaneamente intrigantes, do século XIX.

5 comentários:

Filipe Vieira Nicolau disse...

Curioso, o canal Arte dedicou o serão de Domingo passado ao Jet-Set dos anos 60. Helmut Berger não faltou, naturalmente. A retrospectiva alternava com uma entrevista com o Helmut Berger actual... Meu Deus, quem vê Helmut Berger, Claudia Cardinale, etc. nas imagens de então e quem os vê hoje....

Anónimo disse...

O maldito espelho diz que o mesmo se passa com cada um de nós...
J.

MR disse...

Uma amiga minha viu e ficou impressionada com o ar (no mínimo) decadente dele.
Vi há tempos uma entrevista com a Claudia Cardinale e até a achei bastante bem - com una anitos a mais, mas muito bem.
Quanto ao filme Luís da Baviera lembro-me sempre daquela cena do manto, visto à lupa.

APS disse...

Não esquecendo que, para a anorexia da Sissi real, a Romy era bem gorduchinha...

ana disse...

Deu-me vontade de o revisitar. :)