Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

ONDE ME APETECIA ESTAR - 38

- A "banda sonora": Lully e Francesco Cavalli, pela excelente Simphonie du Marais.

Laumosnier (1690-1725), O encontro entre Luís XIV de França e Filipe IV de Espanha na Ilha dos Faisões, 7 de Novembro de 1659, óleo sobre tela, Museu de Tesse, Le Mans, França.


Encontro que serviu para assinar a Paz dos Pirinéus, sob a forma do tratado que leva o mesmo nome e que serviu para acabar com a longa e calamitosa Guerra dos Trinta Anos. E, como não era inabitual em tais ocasiões, logo se decidiu uma "adenda matrimonial": o casamento do rei francês com Maria Teresa, a jovem de branco que vemos na tela, Infanta de Espanha e prima direita de Luís XIV.

Hoje já poucos conhecem a Ilha dos Faisões, situada na fronteira franco-espanhola, mas a verdade é que esta pequena ilha situada no rio Bidassoa, com Irún de um lado e Hendaye do outro, foi palco de grandes acontecimentos envolvendo os dois países pirenaicos e ainda hoje é um bom exemplo de soberania partilhada: durante seis meses do ano é administrada por Espanha, e a outra metade do ano por França.


- Monumento que assinala a assinatura do Tratado dos Pirinéus, na Ilha dos Faisões.


Mas não é na Ilha dos Faisões que me apetecia estar mas sim em Versalhes, uma vez mais ( já imagino os comentários do nosso J.P. ... ) porque começa esta noite um espectáculo de son et lumière junto à Fonte de Neptuno, que conta ainda com os comentários do Stéphane Bern, a propósito dos 350 anos passados sobre o casamento de Luís XIV e Maria Teresa, casamento efectuado em pessoa na Igreja de São João Baptista, em St.Jean-de-Luz, a 9 de Junho de 1660.

Les Noces royales de Louis XIV, de 3 a 22 de Setembro, às 21h30. Bilhetes de 25 a 85 €.

http://www.chateauversailles-spectacles.fr/

E como Lully é sobejamente conhecido, aqui fica outro compositor da corte: De Lalande.




6 comentários:

Filipe Vieira Nicolau disse...

Allons-y!

MR disse...

Também gostava de me pendurar...

Filipe Vieira Nicolau disse...

Aliás, a MR e eu temos (virtualmente) feito imensos percursos pela Europa nos últimos dias...

MR disse...

:) Mas, da minha parte, com pena que não tivessem sido reais. :)

Filipe Vieira Nicolau disse...

Idem

ana disse...

:)