Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Igreja de S. José



Quando há uns dias desci a R. de S. José, vi este telão, tirei estas duas fotos para colocar no blogue e perguntar se alguém conhecia.
Passados uns dias, quando fui ao Largo da Anunciada à procura da Ervanária (um dia destes faço um post), vejo outra tela com Igreja de S. José. Estava aberta e entrei. Não conhecia.




Esta "tela" do altar-mor não me pareceu uma tela. Parece um poster ali colocado. Será que está para restauro? Não vi ninguém a quem pudesse perguntar.

5 comentários:

Jad disse...

Assim, parece-me a reprodução de uma parte do quadro de Gregório Lopes, denominado "o Casamento da Virgem" e que se encontra no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa.

MR disse...

Thanks!

Jad disse...

Esta Igreja foi construída na segunda metade do século XIX, no local onde ficavam as ruínas do antigo mosteiro Dominicano de Santo Antão, que fora doado às freiras da Anunciada, no século XVI.
A sede da freguesia de S. José foi transferida, da Igreja da Confraria dos Carpinteiros, para esta nova igreja em 1883, mesmo antes das obras estarem concluídas.

Jad disse...

Parece que andam a estragar as Igrejas da Baixa. No outro dia entrei na Igreja da Alfândega, ou da Conceição Velha, ou da Velha Misericórdia e fiquei com a minha "alma" partida.

MR disse...

Então?