Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Sugestão de visita: Courances


Estamos quase na rentrée que é a época mais simpática para viajar, sem calor excessivo e sem multidões que, entretanto, regressaram ao trabalho e à rotina dos seus dias.



Porque há muitos globetrotters entre prosimetristas e visitantes destas páginas, deixo aqui ficar uma sugestão aos que porventura não conheçam: uma visita ao Castelo e ao parque de Courances. Dista cerca de 50 quilómetros de Paris, perto de Fontainebleau. No dia 26 de Setembro vai estar de portas abertas a todos os vistantes, para celebrar a obra de restauro da fachada do Castelo, que repôs as águas furtadas (que não se sabe se seriam originais ou do restauro de 1872) que outras obras, mandadas fazer em 1950,suprimiram, pelo seu propritário, Marquês de Ganay.
.

A propriedade de Courances foi comprada em 1552 por Cosme Clausse, secretário real de Henrique II e em 1662 por outro secretário real, de Luís XIII, Claude Gallard, que alargou a propriedade para a sua actual dimensão,cerca de 88 hectares, e mandou construir o castelo que hoje existe, sobre um outro em ruínas da Idade Média. Diz-se que os magnificentes jardins do parque, que tem 14 nascentes de água, fontes e lagos, teriam sido projectados por Le Nôtre, mas parece não corresponder à realidade. Serão mais tardios.

Curiosidades: Courances está, desde 1872, nas mãos da mesma família, sendo que o actual propietário aí vive com filhos e netos numa parte do castelo;
Durante a ocupação de França pelo exército alemão, o castelo foi ocupado e ocorreu o rebentamento de um paiol no parque;
O Marechal Montgomery também ocupou a propriedade no fim da II Grande Guerra e novo rebentamento ocorreu:
As obras dos anos 50 tiveram como objectivo retirar as "decorações" nazis e inglesas das ocupações;
A beleza do parque e do castelo é tão grande, que o presidente François Miterrand se fez convidar para os visitar, já que são propriedade privada, embora aberta ao público.

Fontes: jornal Le Figaro e site do Chateau de Courances.

4 comentários:

MR disse...

Deve ser uma beleza.

LUIS BARATA disse...

Mas a 26/9 deve ser uma marabunta. Eu preferia fazer como o Miterrand :)

Filipe Vieira Nicolau disse...

Vamos a Courances!

MR disse...

Vamos!