Prosimetron

Prosimetron

domingo, 29 de agosto de 2010

Um rústico erudito - 2 : Na Grécia

De Delfos descemos ao Golfo de Corinto e fomos visitar Olímpia, situada na margem Sul e no início Norte do Peloponeso. Já não resta muito do templo dórico, e absolutamente nada da estátua criselenfantina de Zeus, o Pai dos Deuses e dos homens, no dizer de Homero. Anos e anos de vandalismo, de intempéries e de presença turca devastaram a zona dos Jogos Olímpicos, tão solenemente cantados pelo tebano Píndaro. Felizmente, com o Guia na mão, eu conseguia reconstituir mais ou menos o que desaparecera.
Nunca me libertei da desilusão que senti em Olímpia, apesar dos esforços que ali dispendeu, nos princípios do século, o arqueólogo Furtwangler, rodeado pela Deutsche Schule in Athen, por isso não me incomodei quando nos dirigimos mais para Sul, depois de uma noite num hotel simpático no meio de oliveiras, para chegarmos à planície de Argos e ali sentir perto de mim os fantasmas da Oresteia.

Raul Miguel Rosado Fernandes, Memórias de um rústico erudito, viagem à volta de lentes, terras e políticos, 3ªedição, Fevereiro de 2007, Livros Cotovia, p.120-121.

1 comentário:

MR disse...

Não conheço. Só Atenas (uma cidade muito feia que adorei) e umas ilhas (lindas).