Prosimetron

Prosimetron

domingo, 29 de agosto de 2010

Salzburgo e o seu festival: 1990 - 2001

O novo director artístico do festival, Gerard Mortier, definiu, como tarefa prioritária, a reforma das jornadas, já que a era von Karajan padecia de alguma estagnação durante os últimos anos de “reinado” do grande maestro. “A nova Salzburgo”, assim o anunciava Mortier, revelar-se-ia através de um repertório moderno, encenado numa perspectiva diferente e provocadora por vezes, e destinado a um público mais jovem e diversificado. Entre várias alterações, Mortier introduziu um fio condutor para cada edição anual, ou seja, as temáticas das produções dos três géneros (ópera, teatro e concertos) do festival passaram a submeter-se a um mote comum. Uma nova geração de realizadores marcou presença nos palcos, tais como, Luc Bondy, Peter Sellars ou Robert Wilson.
De facto, a música clássica do século XX viveu uma época de apogeu durante o mandato de Mortier: um ciclo dedicado à obra de Janacek, a produção grandiosa de Saint François d’Assise de Olivier Messiaen,o Grand Macabre de Ligeti, ou óperas de Strawinsky, Weill, Schönberg, Busoni ou Berg dominaram a programação do festival.
O teatro, género preferido do fundador do festival, Max Reinhardt, ressuscitou após anos de pouca criatividade. Peter Stein, Ivan Nagel e Frank Baumbauer dedicaram-se a esta tarefa. Em relação à componente sinfónica, de destacar projectos e ciclos temáticos, entre eles, o “Progetto Pollini” que abarcou composições desde a Idade Média aos nossos dias.

Gérard Mortier não temia as fortes críticas da imprensa conservadora, nomeadamente da imprensa vienense, ao reformar radicalmente o conceito do festival. Nunca conformado com privilégios instituídos, quebrou a primazia dos Wiener Philarmoniker em actuações durante o festival e enfrentou os lobbies da indústria discográfica.
Mortier poderá não ter revolucionado o festival, transformou-o, no entanto, de forma significativa, assegurando a componente contemporânea e moderna e, assim, o futuro do próprio festival.

- to be continued -

Imagens: Gerard Mortier; a produção de Don Giovanni em 1994, com Patrice Chéreau e Daniel Barenboim; Ricardo II de Shakespeare em 1999

1 comentário:

ana disse...

Como sempre, é interessante!
Viva Filipe! :)