Prosimetron

Prosimetron

domingo, 21 de novembro de 2010

Da solidão... Histórias de Lisboa

A solidão expressa nesta fotografia é para mim estranha. Impressiona-me, a perda, o despojo sem sentido, a aceitação e o desprendimento da vida. Solidão ou morte?
Não sei qual delas é a que se ajusta... Será viver?
O frio, o calor, as pedras da rua e um banco são a casa deste homem que escolheu o abandono!
x
Igreja dos Mártires, Rua Garret, Chiado, Lisboa
x

4 comentários:

LUIS BARATA disse...

E, como revelou recentemente um estudo, muitos destes sem-abrigo que deambulam por Lisboa ( e tb pelas outras cidades europeias como sabemos ) têm graves problemas de saúde mental que não são tratados, o que impede ainda mais uma qualquer re-integração social.

ana disse...

Sim, o cosmopolitismo gera este tipo de situações. Em Coimbra, deambulam também estes sem-abrigo!

ana disse...

Luís,
Este tipo de situações não acontece só com os que têm graves problemas de saúde mental, pessoas saudáveis podem atingir estes estádios... drogas, álcool... falta de emprego, cair em desgraça, estes são alguns dos motivos que me recordo.

LUIS BARATA disse...

Ana, eu não disse que estas pessoas caem na rua por motivos de doença mental, embora com alguns assim seja quando não há apoio familiar e/ou institucional. O que eu disse foi que muitos dos chamados sem-abrigo, além das causas que os levaram a este "modo de vida" e que a Ana elencou bem, também acabam por sofrer de problemas de saúde mental que impedem ainda mais a sua reabilitação.Aliás, a Ana até focou a questão do alcoolismo, que não tratado e em estádio avançado, é causa de demência.