Prosimetron

Prosimetron

sábado, 27 de novembro de 2010

A arte do retrato - 12

Franz Lenbach (1836-1904), Retrato de Theodor Mommsen, 1897, óleo sobre tela, Museu Nacional Schiller, Marbach, Alemanha.


Há poucos dias, procurava imagens de quadros de uma série chamada Bibliothèques en cendres de uma pintora francesa. Ao pensar nesse tema, pesadelo de bibliófilos e de leitores dedicados, lembrei-me do J.P. (João Pedro Ferro) por uma razão muito simples. Falou-se de tal pesadelo na última vez em que estive com ele, em casa de amigos comuns, e lembro-me de ele falar de Mommsen e da preciosa biblioteca deste.
Lembranças que me ocorreram sem ter presente a data lembrada hoje por outros prosimetronistas, e que "arquivei " novamente por não ter encontrado reproduções das ditas telas.
Fiquei, pois, atónito ao ler há pouco tais posts e pensar nos 16 anos passados desde então.
Assim surge este belo retrato de Theodor Mommsen (1817-1903), um dos maiores especialistas de todos os tempos da História de Roma e também um grande jushistoriador, que foi ainda Prémio Nobel da Literatura em 1902, distinção alcançada até hoje por restrito número de historiadores.

3 comentários:

MR disse...

Hoje é que o JP faria anos, de modo que vem muito a tempo.
«Bibliothèques en cendres» deve ser um verdadeiro pesadelo. A última vez que tive uma angústia dessas foi aquando do incêndio dos Paços do Concelho. Mas lá conseguiram retirar o Arquivo Histórico. Pff...
Mais um pintor meu desconhecido: Franz Lenbach.

MR disse...

Esqueci-me de dizer que o retrato é magnífico.

LUIS BARATA disse...

Também acho que é um belo retrato, mas fiquei dividido entre pintura ou fotografia: há fotografias magníficas do Mommsen,no jardim com o cão ou lendo na biblioteca .