Prosimetron

Prosimetron

domingo, 26 de dezembro de 2010

A Sagrada Família segundo Andrea Mantegna

Este retrato da Sagrada Família data provavelmente da última década do século XV, ou seja, de uma fase madura do percurso artístico de Mantegna (1431 – 1506). Também conhecido por “Sacra Conversazione” (a sagrada/santa conversação), o quadro deixa dúvidas sobre as figuras laterais aqui representadas: a interpretação mais óbvia, apontando para S. José e S. Isabel, mãe de S. João Baptista, concorre com a possibilidade de vermos os pais da Virgem, S. Ana e S. Joaquim.
O espectador confronta-se com uma composição extraordinária que transmite um ambiente de seriedade quase austera por um lado, e traços de ternura por outro: a severidade dos rostos de S. José e S. Isabel contrastam com a intimidade entre Nossa Senhora e o Menino, todavia esta oposição decorre num enquadramento de perfeita harmonia.
S. José poderá ter, como “modelo”, o retrato de um rosto da antiguidade romana, a unidade da Madonna com o Menino reflecte claramente a influência renascentista de Florença do início do século XV.
A Sagrada Família de Andrea Mantegna encontra-se na Gemäldegalerie de Dresden.

2 comentários:

ana disse...

Lindo!
Nunca fui a Dresden mas conhecia este belo quadro.
Bom Domingo!:)

Jad disse...

Se tivesse de dar a minha opinião diria que era S. Isabel dado o facto de estar outra criança (S. João ?) na parte inferior. A legenda no braço dessa criança, se não for o nome do artista, deve ajudar.
Boas-festas Filipe.