Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Madrid: 23 de Fevereiro de 1981

Lisboa: Dom Quixote, 2010
Prémio Nacional de Narrativa, atribuído pelo Ministério da Cultura de Espanha, Anatomia de um instante foi eleito por 50 críticos do Babelia, suplemento literário do jornal El Pais, como o melhor livro editado em Espanha em 2009. Este «instante» é o golpe de Estado de 23 de Fevereiro de 1981 em Espanha. Nesse dia, um grupo de guardas civis, comandado pelo tenente-coronel Antonio Tejero, ocupou pelas armas o Congresso dos Deputados para impor um governo militar. Só três homens se mantiveram de pé: o primeiro-ministro demissionário Adolfo Suárez, o general Gutiérrez Mellado e Santiago Carrillo.
Javier Cercas assina um notável ensaio sobre esse momento.

Para APS, porque há tempos falámos deste «instante».

4 comentários:

APS disse...

Obrigadíssimo,MR. E parece que conseguimos geminação (embora do seu lado, já é normal...:-).
Consegui foi um vídeo razoável para o poste.
Uma Boa noite, para si.

LUIS BARATA disse...

Era para ser a "novidade editorial" de hoje mas assim já está :)

MR disse...

Peço desculpa, LB. Já o leu? Eu estou curiosa.
O APS, no seu Arpose, salientou, e muito nem, o papel de Juan Carlos no abortamento do golpe, facto que deve agradar, LB. :)

LUIS BARATA disse...

Não o li, mas li entrevistas ao autor e umas recensões, mas parece-me interessante até porque revela muitos pormenores que permaneceram inéditos nestas 3 décadas. Relativamente a S.M. Juan Carlos, tb tenho para mim que foi a verdadeira "coroação".