Prosimetron

Prosimetron

sábado, 26 de março de 2011

Citações - 158


(...) Esta civilização em que vivemos- e a palavra é justa- foi criada a seguir à II Guerra, durante 30 anos de uma extraordinária e irrepetível prosperidade, pela esquerda socialista e social democrata ( às vezes com o apoio da democracia cristã e até de alguns partidos conservadores ). Do berço à cova ( não em Portugal, claro ), o Estado tratava da nossa querida vida e resolvia os nossos problemas. Não vale a pena discutir os méritos desta horrível visão. Mas vale com certeza a pena compreender que esse mundo não volta e que os vestígios dele irão desaparecer lentamente na miséria geral. A Europa já não é uma potência, é um lugar turístico. E o dinheiro acabou. Ninguém sabe o que aí vem, para lá da dívida e do défice, excepto que seguramente não será nada como dantes.


-
Vasco Pulido Valente
, no Público de hoje.

2 comentários:

Ana Maria Coelho disse...

sim, ok, eu até gosto do VPV.
mas, temos de ter esperança. "ninguém sabe o que aí vem", sim, é certo, mas é nossa obrigação passar um sentimento de esperança às crianças , aos jovens, senão nada vale a pena.Talvez eles, como Futuro vivo e presente, sejam diferentes.

LUIS BARATA disse...

Sou optimista por natureza, mas a verdade é que os sacrifícios que teremos de fazer este ano e nos próximos serão terríveis, e marcarão as futuras gerações.