Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 11 de março de 2011

Sabia que Antero de Quental foi à América?


Lisboa: Tinta da China, 2011
€ 22,00

Ana Maria Almeida Martins conta a história da viagem de Antero aos Estados Unidos da América, colocando em evidência a equilibrada e profunda intelectualidade do escritor, o seu interesse pelas grandes revoluções que se desenrolavam na América - políticas e tecnológico-industriais -, as suas incursões pela literatura norte-americana.
Leitor de Tocqueville desde os 23 anos, discípulo de Proudhon, Antero interessou-se pelo sistema político da jovem democracia republicano-federalista, e a sua curiosidade tornou a visita aos Estados Unidos da América em muito mais do que uma breve viagem de recreio. É também de assinalar o seu interesse pela cultura norte-americana: Antero de Quental foi um dos primeiros tradutores portugueses de Edgar Allan Poe; foi um declarado admirador de Longfellow; e, desde 1874, esteve atento à extraordinária singularidade da poesia de Walt Whitman.
Antero embarca rumo ao Novo Continente para saciar esse desejo de descobrir as efervescentes forças sociais, o desenvolvimento industrial e capitalista, a vida concorrida e populosa da grande metrópole. Desta viagem sobreviveriam memórias, mas também o acentuar de influências literárias norte-americanas na obra do escritor.

Para Miss Tolstoi, uma declarada admiradora de Antero.

3 comentários:

LUIS BARATA disse...

Lá se vai a contenção... :)

Miss Tolstoi disse...

Obrigada, MR. Vou procurá-lo.

LUIS BARATA disse...

Orçamental... :)