Prosimetron

Prosimetron

sábado, 9 de abril de 2011

"Nada fica na mesma!"

A Primavera está a fazer-se sentir em força, fazendo jus ao verdadeiro significado do seu nome... primeiro verão.
Ontem alguns Prosimetronistas foram ao cinema. Por este lado, foi-se ver a produção dinamarquesa/sueca "Em um Mundo Melhor", o nome que Portugal escolheu para o filme Hævnen, "Vingança", de Susanne Bier.
Todo o filme andou sobre o tema do mal e do bem. Mas o que é o mal e o bem tem diferentes prismas de olhar. Alguns querem sempre vingar aquilo que é, para eles, o mal! Só leva a guerras... dizem uns; pode trazer a paz... dizem outros.
O tema está bem colocado durante todo filme.
Gostei de algumas partes. Algumas fizeram pensar todos os espectadores; nem sempre as mesmas, para todos...
Guardei algo que não se prende com a vingança, não gosto de vingança, embora não goste de sofrer e muito menos de fazer sofrer. Guardei o momento em que alguém explicou a cortina que se abre perante os nossos olhos quando morre alguém que nos é querido, e aquilo que se vê e se sente. Mas o tempo volta a fazer correr a cortina. Tudo muda, mas nada fica na mesma!



Falta dizer que o filme foi o vencedor do Globo de Ouro e do Oscar 2011 de Melhor Filme Estrangeiro. Trata das "relações humanas entrelaçadas por mágoas e vinganças" como vi escrito num qualquer documentário sobre o filme. Mas é também a luta pela dignidade!

2 comentários:

Jad disse...

A cortina que se abre perante a imagem da morte é a mesma que se abre com a descoberta de um "falso amigo". Ficamos na dúvida com todos... felizmente a cortina volta a correr e voltamos a acreditar em "amigos", mas em menos "amigos". E assim, o número de "amigos" vai sendo cada vez menor.

Miss Tolstoi disse...

Gostei do filme. Diferente. Pelas questões escolhidas e pelo modo como as apresenta.
E por falar em falsos amigos, Jad, para os dois miúdos do filme foi o início de uma grande amizade, parafraseando um outro flme.