Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 15 de abril de 2011

O Inverno das raposas

Com o seu livro “Há raposas no parque – crónicas de uma portuguesa em Londres”, Clara Macedo Cabral enriqueceu o mundo literário português há dois anos. A qualidade narrativa desta obra alicerçou a posição da autora entre os escritores portugueses de destaque, e foram várias as críticas que, muito merecidamente, reconheceram seu talento.

Clara convida-nos agora a seguir a sua visão sobre a vivência em Londres numa segunda abordagem, intitulada “O Inverno das raposas – outras crónicas de Londres”, editada pela Orfeu. Dividido em três capítulos, com uma passagem (seguramente interessantíssima!) pela Alemanha, o livro leva os leitores a “um olhar atento, através da actualidade financeira e económica do Reino Unido, com incidência na exígua reforma que tem sido feita na City — o coração financeiro do país; o momento de eleição do actual governo de coligação — os programas eleitorais, os pontos de divergência e convergência entre os grandes partidos; a guerra no Afeganistão; o impacte dos cortes públicos na vida dos londrinos; as histórias verídicas da imigração lusa e brasileira e as tendências de regresso a casa; os passeios por Londres que são, simultaneamente, viagens no tempo, à descoberta de personagens históricas (como Lord Byron e Keats). Tudo tratado com um desenvolvimento e detalhe que não chega aos noticiários nacionais e entretecido pelas considerações pessoais de uma observadora em posição privilegiada, seguindo o dia-a-dia de uma cidade multicultural e fornecendo dicas para qualquer português que aqui se instale, como as particularidades do seu sistema eleitoral, educativo e judicial “(O Inverno das raposas – outras crónicas em Londres", Orfeu, 2011).

O lançamento do livro terá lugar no Salão Nobre do Instituto Camões em Lisboa, no próximo dia 28 de Abril às 18h30, com apresentação de Pedro Mexia. A não perder!


Sem comentários: