Prosimetron

Prosimetron

sábado, 2 de abril de 2011

"Quem pode suportar esta realidade?"

A minha admiração pelo povo japonês não cessa de aumentar. Eis aqui uma citação de um dos 300 "Samurais", como foram apelidados, que nos fazem reflectir. Enquanto a guerra no Médio Oriente avança, no Japão um conjunto de homens morre lentamente para salvar o seu povo. As idiossincrasias humanas!

Citação retirada do telejornal da RTP1 (20 horas, 1/4/2011)


4 comentários:

LUIS BARATA disse...

E cada vez mais água radioactiva escorre para o Oceano Pacífico, com custos ambientais ( e não só, pense-se no peixe...) que se prolongarão durante anos.
São verdadeiros heróis os engenheiros, bombeiros e polícias que durante dias e dias têm lutado para conter a ameaça nuclear, com alguns deles já queimados pela radiação ou tendo absorvido doses enormes.

ana disse...

Luís no blog "De Rerum Natura" há um post que interliga a outro blog e que mostra uma opinião de um cientista alemão sobre Fukushima.

Depois de ler o artigo fiquei sem saber bem o que pensar... Só sei que lamento a destruição, as mortes, a dor e a coragem e valentia destes salvadores. Se quiser leia aqui

ana disse...

Aqui.

LUIS BARATA disse...

Obrigado pelo link. Gostei de ler o artigo do Peter Heller desde logo pelo entusiasmo e sinceridade que são manifestos, mas tenho que dizer que está também eivado de cientismo.
Para mim, é tão nocivo o pensamento anti-científico e tecnofóbico como a crença desmesurada de que a ciência resolverá todos os problemas humanos e que o progresso científico é um fim em si mesmo.
Embora a radioactividade que foi detectada até nos Açores se possa considerar residual, a verdade é que mostra bem o nível de disseminação. Agora são níveis residuais, mas e se o pior acontecer na central?