Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 4 de maio de 2011

The Giacomo Variations


Dos muitos papéis que John Malkovich interpretou ao longo da sua carreira, destaca-se naturalmente o do Vicomte Sébastien de Valmont no filme Dangerous Liaisons de Stephen Frears de 1988, baseado na obra de Choderlos de Laclos do século XVIII. A cena picante que vemos na primeira imagem dispensa qualquer explicação. De referir apenas aos leitores que porventura nunca tenham visto esta magnífica película (serão seguramente muito poucos): a carta de amor que o visconde está a redigir não se destina à senhora com quem está a partilhar, naquele momento, o leito …
Passados 23 anos, Malkovich descobre novamente o século do barroco e rococó, ao aceitar o convite que a direcção dos Ruhrfestspiele de 2011 lhe dirigiu: ontem, subiu ao palco do teatro de Recklinghausen (Renânia do Norte, Alemanha), a peça The Giacomo Variations que inaugurou a edição do festival deste ano. The Giacomo Variations da autoria de Michael Sturminger e Martin Haselböck estreou-se em Viena em Janeiro passado, também com a participação de Malkovich, e constitui uma mistura de géneros artísticos ao juntar a ópera com elementos de um ensaio. No centro da narrativa, encontra-se Casanova (Malkovich), numa idade avançada, que recorda os bons velhos tempos de conquistas e aventuras amorosas. A saudade, os remorsos e outros sentimentos originam uma nostalgia em Giacomo que é acompanhada de excertos das três óperas mozartianas com libretto de Da Ponte: Così fan tutte, As bodas de Fígaro e Don Giovanni. Ou seja: as situações vividas por uma Donna Elvira, um Cherubino e por outras criaturas do compositor austríaco, intercalam com a retrospectiva que o herói italiano desenvolve ao longo do espectáculo.

Estes excertos, interpretados por cantores profissionais no palco ou reproduzidos a partir de gravações em background, não contam – evidentemente - com a intervenção de John Malkovich, ainda que o director do festival, Frank Hoffmann, destaque que o actor se prontificou a cantarolar alguns compassos.
The Giacomo Variations é, segundo Malkovich, uma obra fascinante sobre a vida e a personalidade multifacetada de Casanova. O público alemão e internacional poderá assistir a esta peça (em inglês) até ao próximo sábado.

3 comentários:

ana disse...

Obrigada por esta novidade e só resta desejar que este Casanova tenha sucesso!
:)

hmj disse...

Se não defender a minha dama, quem o fará? O referido estado tem, de facto, a designação completa de: Renânia do Norte de Vestefália (i.e., Nordrhein-Westfalen), terra onde nasci, com muito prazer.

Filipe Vieira Nicolau disse...

Caro HMJ, tem toda a razão. Peço desculpa (quem viveu por terras bávaras, por vezes não presta a devida atenção aos Estados a norte do Main...). Entschuldigung