Prosimetron

Prosimetron

domingo, 1 de maio de 2011

PENSAMENTO(S) - 170

Monarchy is the light above politics.

Esta frase do filósofo inglês Roger Scruton ( 1944- ), um dos mais respeitados do Reino Unido, é a minha única achega ao que já se escreveu nestas páginas sobre o casamento de sexta-feira.
Penso ser indiscutível, mesmo para os ( poucos ) republicanos ingleses, que a monarquia foi, desde os dias sombrios da Segunda Guerra Mundial, e continua a ser, a grande referência moral dos povos que ocupam as Ilhas Britânicas.
Mesmo os adulados Margaret Thatcher e Tony Blair, que julgaram, cada um no seu tempo e no seu modo particular, poder prescindir ou menosprezar a influência do monarca, perceberam que a glória dos políticos é cada vez mais efémera...

P.S. - Farto da ignorância dos media que não cessam de proclamar que a agora Duquesa de Cambridge, Catherine Middleton, poderá vir a ser a primeira plebeia a ser rainha consorte de Inglaterra. Será possível que não tenham ouvido falar nunca de Ana Bolena ou até de outras Catarinas ( Howard e Parr ) que foram rainhas de Inglaterra ? E mesmo antes dos mais "modernos" Tudor, existiram rainhas plebeias.

1 comentário:

LUIS BARATA disse...

A minha memória traiu-me: antes dos Tudor, só houve uma rainha plebeia, Elizabeth Woodwille, esta sim a primeira plebeia rainha ( e ainda assim filha de uma Luxembourg-Brienne ) mulher de Eduardo IV e mãe dos infelizes Príncipes da Torre ( tema caro ao nosso JP e a mim próprio ). Portanto, há que ler a última parte do post no singular :)