Prosimetron

Prosimetron

domingo, 1 de maio de 2011

Maio na Casa da Achada

Casa da Achada - Centro Mário Dionísio


PROGRAMAÇÃO DE MAIO DE 2011

LEITURA FURIOSA

Domingo, 8 de Maio, 15h

De novo a Leitura Furiosa na Casa da Achada-Centro Mário Dionísio, em parceria com a Cardan, nos dias 6, 7 e 8 de Maio, ao mesmo tempo que em Amiens, Kinshasa, Porto e Beja.
Gente zangada com a leitura encontra-se com escritores. Os escritores escrevem textos. Desenhadores ilustram-nos. Actores e músicos lêem-nos e cantam-nos.
No domingo, 8 de Maio, há a leitura pública dos textos escritos com e para gente zangada com a leitura.
Antonino Solmer, Diana Dionísio, Diogo Dória, Elisabete Piecho, F. Pedro Oliveira, Inês Nogueira, Joana Craveiro, Maria Gil, Pedro Rodrigues, Simon Frankel, Tânia Guerreiro lêem e cantam os textos que Filomena Marona Beja, Jacinto Lucas Pires, Jaime Rocha, José Mário Silva, Nuno Milagre escreveram com grupos de zangados com a leitura de Centro de Dia do Socorro, Centro Social da Sé, Conselho Português para os Refugiados, Escola do Castelo, Escola Gil Vicente e que foram ilustrados por Bárbara Assis Pacheco, José Smith Vargas, Nadine Rodrigues, Nuno Saraiva, Pierre Pratt, Zé d'Almeida.
E serão lidos muitos mais textos escritos por muitos mais escritores com muitos mais zangados com a leitura e ilustrados por muitos mais desenhadores no Porto, em Beja, em Amiens, em Kinshasa.

Leitura Furiosa
CICLO DE CINEMA:
REVOLTAS E REVOLUÇÕES
Segundas-feiras, 21h30
Os filmes sobre REVOLTAS e REVOLUÇÕES que vale a pena ver (ou rever) são muitos. Grande parte, documentários. Mas escolhemos para este ciclo, sobretudo ficções (ou perto disso) a partir de acontecimentos. Abrimos uma excepção para Portugal 1974-1975. Ou mais ou menos clássicos, ou mais ou menos experimentais, ou mais ou menos conhecidos, todos têm, de uma maneira ou de outra, a História dentro. E tentámos aqui aumentar a ‹‹nossa›› História, diversificando continentes, países, épocas, classes sociais, derrotas e vitórias, autores, formas e locais de produção.
É por tudo isto e sobretudo pelo que são que, ainda mais do que nos outros ciclos, estes filmes são debatidos.
Segunda-feira, 2 de Maio, às 21h30
Cenas da luta de classes

de Robert Kramer (1977, 90 min.)
apresentação por António Loja Neves
Segunda-feira, 9 de Maio, às 21h30
Gestos e fragmentos

de Alberto Seixas Santos (1982, 90 min.)
apresentação pelo realizador
Segunda-feira, 16 de Maio, às 21h30
Os malucos de Maio

de Louis Malle (1999, 107 min.)
apresentação por Amarante Abramovici
Segunda-feira, 23 de Maio, às 21h30
A nova Babilónia

de Grigori Kozintsev e Leonid Trauberg (1929, 120 min.)
apresentação por Tiago Afonso
Segunda-feira, 30 de Maio, às 21h30
Histórias da Revolução

de Tomaz Gutierrez Alea (1960, 81 min.)

Ciclo Cinema Revoltas e Revoluções
MÁRIO DIONÍSIO, UM ESCRITOR
A poesia de Mário Dionísio por António Carlos Cortez
Sexta-feira, 13 de Maio, 18h
Após duas sessões de leitura da poesia de Mário Dionísio - por José Manuel Mendes em Março e por Manuel Cintra em Abril -, em Maio é António Carlos Cortez que nos vem falar sobre a poesia de Mário Dionísio reunida em Poesia Incompleta (1ª edição 1966, 2ª edição 1982), acrescida de Le feu qui dort (1967) e Terceira Idade (1982).

Mário Dionísio Escritor
LIVROS DAS NOSSAS VIDAS
Manifesto do Partido Comunista de Marx e Engels
fala quem o leu ou releu há menos de um ano
Sábado, 28 de Maio, 16h
Todos os meses há uma conversa sobre um livro ou um autor escolhido entre aqueles que Mário Dionísio levaria para a lua ou que teriam sido os livros ou autores da sua vida, se ele soubesse o que isso era.
Em Maio escolhemos falar-se do Manifesto do Partido Comunista de Karl Marx e de Friedrich Engels, mas em vez de convidar uma pessoa para falar sobre a obra, convidamos todas as pessoas que o leram ou o releram há menos de um ano.

Livros das nossas vidas
CICLO A PALETA E O MUNDO II
Conclusão, balanço e o regresso à 1ª parte
Segundas-feiras, 18h30
A próxima sessão de leitura de A Paleta e o Mundo, dia 2 de Maio, é especial. Quem quiser lê a conclusão da obra e segue-se o 1º balanço de um ano e meio de leitura desta obra de Mário Dionísio, da 2ª até à 5ª parte.
Nas sessões seguintes regressamos à 1ª parte da obra. A 1ª parte - que introduz a obra - foi debatida em 11 sessões, uma para cada capítulo, por 11 fundadores da Casa da Achada - Centro Mário Dionísio. Como a 1ª parte não foi lida nessas sessões, com excepção de alguns excertos, agora será lida integralmente.


Ciclo A Paleta e o Mundo II
OFICINA: GRAVAR MAIO
Domingos, 15, 22 e 29 de Maio, das 15h30 às 17h30
Oficina de gravura e impressão com Carla Mota.
Para todos a partir dos 6 anos. Número máximo de participantes: 10.


Oficina Gravar Maio

SABIA QUE?...
... Haverá uma sessão, na quarta-feira, 18 de Maio, às 16h, destinada às universidades sobre o que é o espólio de Mário Dionísio e para que pode servir?
... O Coro da Achada cantará na Lourinhã, na Associação Musical e Artística Lourinhanense, no sábado, 21 de Maio, às 21h30, inserido num ciclo de música coral, ‹‹Cantar a Diversidade››. Nessa mesma noite canta também o Coro Etnográfico da Ucrânia - OBERIG.
… nas horas de abertura, é possível:
- ver a exposição ‹‹Mário Dionísio - Vida e Obra››, que apresenta várias obras de Mário Dionísio e de outros artistas seus amigos, e é constituída por 13 painéis biográficos, por vários documentos, fotografias, imagens e outros objectos.
- ler na Biblioteca da Achada que tem secções de Literatura, Arte, Cinema, Teatro, História, Ciência, Literatura Infanto-Juvenil, etc…
... informamos que:
- a sessão Amigos de Mário Dionísio que se iria realizar em Maio foi adiada para data a anunciar.
Exposição Mário Dionísio - Vida e Obra
Biblioteca
As novidades do Centro Mário DionísioPágina do CMD CMD no TwitterCMD no Facebook

Sem comentários: