Prosimetron

Prosimetron

sábado, 30 de julho de 2011

Lactário Aboim Ascenção

Edifício do primeiro lactário da Associação Protectora da Primeira Infância, fundado no Largo do Museu de Artilharia, em Lisboa, em 1901.
Busto do coronel Rodrigo António de Aboim Ascenção (1859-1930), fundador da Associação Protectora da Primeira Infância, instituidora de vários lactários em Lisboa. Devido ao legado que deixou foi fundado o Refúgio Aboim Ascenção, em Faro.
Busto de José Luís Morais.

Capa e pormenor da primeira página da 3.ª edição (1947) de um folheto, Primeiros conselhos às mães, editado pela Associação Protectora da Primeira Infância.

E quais são os «Primeiros conselhos às mães»?
1.º «A mãe deve criar o seu filho. O leite de mãe é o melhor alimento - alimento sem igual - para criar o seu filho.
«Criar ao peito uma criança é evitar muitas doenças que podem levar à morte.»
4.º «Até aos 6 meses o único alimento que se deve dar á criança é leite e só leite
5.º «A mãe deve fazer o possível para ter sempre o filho perto de si. Não o confiará a outra pessoa, excepto se a mãe for tuberculosa, muito menos a menores.»
6.º «Deve banhar a criança todas as manhãs em água quente [...] em alguidar ou tinha bem lavada, em casa ou no balneário do lactário. Nunca meter a criança na água sem verificar com o cotovelo que não esteja quente de mais.»
7.º «A criança será pesada todas as semanas, para se apreciar o seu desenvolvimento e a sua saúde. Qualquer balança serve, mesmo a de uma mercearia.»
8.º «Logo que a criança adoeça a mãe deve consultar o médico. Logo que apareça diarreia, mal terrível as mais das vezes causado por falta de asseio e de cuidados com a alimentação [...].»
9.º «A criança e a habitação têm que estar sempre muito asseadas bem como todos e tudo que tocar e sirva à criança.»
10.º «Dormir entre as mamadas e toda a noite sossegadamente, faz muito bem à criancinha e é sintoma de saúde.»
11.º «A criança deve sair todos os dias de preferência na parte da manhã, depois dos 30 dias, excepto quando estiver doente, quando faça mau tempo ou muito calor.»
Os conselhos 2.º e 3.º têm a ver com a amamentação e o 12.º são as conclusões.

Para a Margarida Elias, na sequência de um seu post nas Memórias e Imagens.

Sem comentários: