Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 14 de julho de 2011

O que estamos a ler? - 4

Resposta de Miss Tolstoi
O que estou a ler? Dois livros de Jacques Attali: Tous ruinés dans dix ans? Dette publique, la dernière chance (Paris, Fayard, 2010) e Demain, qui gouvernera le monde? (Paris, Fayard, 2011); e ainda A visit from the Goon squad (New York, Random House, 2010) de Jennifer Egan.


O primeiro, quase no final, é muito pessimista. Segundo Attali, é preciso uma política de rigor, mas se todos os países aplicarem uma política de rigor, entramos em depressão. A Europa devia relançar a confiança, através do financiamento de programas de investimento.




















O segundo tenta responder a perguntas, como: No futuro, quem vai governar o mundo? Os EUA, a China, a Índia, a Europa, o G20 ou as mafias?

Que país ou que instituição internacional vai ter meios para amortecer as ameaças ecológicas, nucleares, económicas, financeiras, sociais, políticas ou militares que se vão abater sobre o mundo? E quem saberá valorizar as potencialidades de todas as culturas? Como vêem, um livro nada pessimista.


O livro de Jennifer Egan, uma americana que vive em Brooklyn, obteve este ano o Prémio Pulitzer e o National Book Critics Circle Award. Sabem o que são Goon squads? Eram os "capangas" pagos para bater nos que se opunham a determinados "sindicatos" americanos (conhecemos essas histórias dos filmes). Hoje, os americanos usam o termo goon squad quando se referem a um bandido. É o primeiro livro de Jennifer Egan que leio e estou a gostar, Foi uma compra de loja de aeroporto.

(Pedido de desculpa. Recebi este post na segunda-feira. Pensei em o publicar ontem, mas foi impossível, ando com uma "vida de cão" rafeiro, glosando um comentário)

7 comentários:

Anónimo disse...

Ditado popular:
Diz-me o que andas a ler, dir-te-ei quem és!

Miss Tolstoi disse...

E como ditado popular está muito certo. :)

Miss Tolstoi disse...

A Jennifer Egan foi um acidente. Queria um livro para ler no avião.

Miss Tolstoi disse...

Obrigada, Jad!

MR disse...

Estou à espera da tradução portuguesa do primeiro; quanto ao segundo, nem sabia que tinha saído. Mas também o quero ler.

ana disse...

:)))

APS disse...

Muito pragmática, Miss Tolstoi!
O que não deixa de ser útil, nos tempos que vão correndo...